Na pandemia do novo coronavírus, diversas ações estão sendo tomadas para tentar auxiliar os brasileiros no momento de crise. Neste sentido, o Detran do Rio de Janeiro implementou novas ações referentes ao processo de cobrança do licenciamento.
Com a alteração, motoristas terão mais tempo para realizar a retirada do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) referente a 2020 nas unidades do órgão.
O documento é uma garantia para os proprietários que estão com o veículo regularizado no departamento. Hoje, o CRLV pode ser obtido através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, onde também é possível consultar o histórico de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e exportar os documentos e consultar infrações.
Vale ressaltar que quando documento obtiver a regularidade da emissão nos postos, o proprietário do veículo deverá ir até um destes espaços com o pagamento em dia do seguro obrigatório (DPVAT).
Além do DPVAT, é necessário também estar em dia com o Guia de Recolhimento de Taxas (GRT) do Detran-RJ. Este documento reúne as cobranças de licenciamento anual e de emissão do documento.
Novo calendário de licenciamento anual do Detran RJ
As datas obedecem uma divisão no qual contempla os finais de placa de cada veículo; confira:
- Finais de placa de 0 a 2 – até 31 de agosto de 2020
- Finais de placa de 3 a 6 – até 30 de setembro de 2020
- Finais de placa de 7 a 9 – até 30 de novembro de 2020
Além deste ponto ainda foi detalhado que os veículos 0 km podem rodar sem placas durante o período de pandemia. Medida é aplicada mediante ao fechamento do atendimento dos postos do Detran no estado.
Mas para ter o benefício é necessário ter comprado o automóvel a partir do dia 19 de fevereiro deste ano. É necessário circular com a nota fiscal de compra e um documento de identidade.
Já aqueles que compraram veículos usados não devem iniciar neste momento o processo de registro do novo Certificado de Registro do Veículo (CRV) junto ao Detran-RJ.
Outra medida implementada foi a suspensão de multa por atraso na transferências de propriedade acima de 30 dias. O Detran ainda disponibilizou uma série de serviços online que podem ser acessados no app e no site.