Como renovar CNH na quarentena? Veja AQUI!

Milhões de brasileiros estão preocupados com a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, afinal de contas, como solicitar um nova CNH em tempos de pandemia? Por conta da quarentena, postos do Detran em todo o país estão fechados e com isso fica impossível efetuar a renovação do documento. Além disso, diversos outros serviços estão suspensos.

Como renovar CNH na quarentena? Veja AQUI!
Como renovar CNH na quarentena? Veja AQUI! (Reprodução: Google)

Por esse motivo, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) autorizou, no dia 19 de março, que motoristas dirijam com a CNH vencida. Porém, é preciso salientar que essa medida só é válida para aqueles em que o documento tenha expirado a partir do 19 de fevereiro.

Essa suspensão também é válida para a Permissão de Dirigir (PPD), para expedição de Certificado de Registro de Veículo (CRV), em caso de transferência de propriedade de veículo adquirido desde 19 de fevereiro. Na questão do licenciamento, o serviço também está suspenso, desde que ainda não tenha sido expirado.

Em resumo, os motoristas que forem abordados com a CNH vencida, dentro do prazo estipulado, não receberão multas e nem sofrerão nenhum tipo de punição. Caso o vencimento seja anterior a esta data, as regras serão as mesmas de antes da pandemia.

Outros serviços suspensos

Além dos serviços já citados, também estão interrompidos, por tempo indeterminado, os seguintes serviços: recursos de multas, identificação de condutor infrator, defesas e recursos relativos à suspensão ou cassação do direito de dirigir.

Dessa forma, o motorista deve ficar mais tranquilo, pois essas obrigatoriedades estão paralisadas de forma temporária. Elas só retornarão quando as agências do Detran voltarem a funcionar, o que ainda não tem um prazo definido.

Renovação online da CNH

Em alguns estados, a renovação da CNH foi liberada de forma online, mas isso ocorreu antes da pandemia. Em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Norte não é preciso efetuar a renovação do documento de forma presencial.

Em todos esses estados é preciso acessar o site do Detran e clicar em serviços online e optar pela “renovação de CNH”. Em seguida, basta seguir as orientações e gerar o boleto para a taxa de pagamento.

 

 

 

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e graduanda de Administração pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, atua como redatora do portal FDR e demais portais de notícias desde 2017, produzindo conteúdo sobre economia, finanças pessoais e programas sociais.