Beneficiários do auxílio emergencial precisam reformular a forma de utilizar o dinheiro. Nesta semana, a Caixa Econômica Federal deu início a mais uma rodada de pagamentos do coronavoucher. No entanto, nessa segunda parcela, a instituição em parceria com o governo federal, modificou a forma como o cidadão terá acesso a quantia. Inicialmente, os R$ 600 só poderão ser utilizados por meio de uma plataforma digital, intitulada Caixa Tem.
A ferramenta funciona como uma espécie de poupança, desenvolvida pela própria Caixa. Os cadastrados no programa receberão os valores já divulgados e não poderão saca-los imediatamente. Para poder administrar essas transições, foram criadas mais de 50 milhões de contas digitais que deverão ser totalmente acessadas pelo app Caixa Tem.
Como acessar o auxílio emergencial no Caixa Tem
Para poder ter acesso ao valor, os usuários deverão instalar a ferramenta em seus aparelhos celulares. O primeiro passo é acessar a área privada, por meio do login e senha informados na hora do cadastro.
Na sequência, aparecerá na tela a função “Cartão de Débito Virtual”. Basta clicar na mesma e selecionar entre as seguintes opções: “Quero saber mais” e “Usar meu cartão virtual agora“. Ao iniciar o processo de utilização do cartão, o usuário deverá digitar novamente a senha do App Caixa Tem e depois conferir os dados.
Nome completo, número com 16 dígitos, validade e código de segurança lhe será apresentado conforme as modalidades físicas. Para poder fazer compras online com o mesmo é preciso ir até lojas ou sites que aceitem a modalidade.
O pagamento é feito por meio da leitura do código de segurança e não permite a possibilidade de parcelamento. Até o momento, marcas como o Extra, Carrefour, Pão de Açúcar, Assaí Atacadista, entre outras, estão inclusas.
No caso de compras online, basta informar os números do cartão e código de segurança. Para o pagamento de boletos, o app do Caixa Tem apresenta uma aba onde o usuário deverá informar o código de barras e assim poderá registrar a quitação automaticamente.
Sempre que for utilizar, o titular precisará ficar atento, pois a numeração do cartão será a mesma, mas os dígitos do código de segurança são atualizados para evitar fraudes.