Consultar saldo FGTS: veja como descobrir quanto tem na conta

Neste período complicado de pandemia, os aplicativos e sites se tornaram a ferramenta ideal para consultas, pagamentos, entre outras coisas. Pela internet também é possível consultar o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Nesta matéria você aprende como realizar este processo.

Consultar saldo FGTS: veja como descobrir quanto tem na conta
Consultar saldo FGTS: veja como descobrir quanto tem na conta (Imagem: Montagem/FDR)

Como fazer a consulta ao saldo FGTS?

Para saber quanto você tem disponível no FGTS, é só entrar no site da Caixa ou baixar o aplicativo FGTS para celulares e tablets.

Após entrar no site da Caixa, será pedido para que você insira o número do NIS (Número de Identificação Social) ou o CPF e depois clique em cadastrar a senha.

O NIS (também conhecido como NIT) e o PIS/Pasep são o mesmo número, a diferença é que eles são gerados em bases de dados distintas.

Ao cadastrar a senha, leia o regulamento que vai aparecer na tela e clique em aceito. Depois preencha com os dados pessoais que serão pedidos. Para finalizar o cadastro, crie uma senha que contenha no máximo 8 dígitos, mesclando letras e números e confirme.

Você retornará para a tela inicial, onde agora deve colocar os dados do login que acabou de criar.

Quem preferir utilizar o aplicativo, é só buscar na loja de apps do seu celular e fazer o download. Quando for concluído, vá na opção cadastre-se e coloque os dados que serão solicitados. Depois crie uma senha numérica de até seis dígitos.

Quem já possuía um cadastro deve utiliza-lo para fazer o login no aplicativo e também no site.

Aplicativo

O aplicativo FGTS é uma grande ajuda para quem precisa resolver assuntos relacionados a ele. Se o trabalhador quiser ele pode solicitar o saque do FGTS pelo APP, indicando uma conta da Caixa ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem custo algum.

O trabalhador também pode consultar os valores de seu FGTS já liberados para saque, fazer envio de documentos e acompanhar as etapas entre a solicitação e a liberação dos limites.

O APP FGTS também permite consultar o saldo e o extrato das contas do fundo de garantia, fazer a opção pela sistemática de saque-aniversário, fazer o cadastramento do serviço SMS, além de disponibilizar uma seção com as dúvidas mais frequentes.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.