Caixa dá início a prorrogação de financiamento dos imóveis

Durante a pandemia do novo coronavírus, diversas ações estão sendo desenvolvidas para auxiliar brasileiros durante a crise. Já a partir desta segunda-feira (18), a Caixa Econômica Federal libera a possibilidade de prorrogação de contratos de financiamentos.

Caixa dá início a prorrogação de financiamento dos imóveis (Reprodução/Internet)
Caixa dá início a prorrogação de financiamento dos imóveis (Reprodução/Internet)

A medida é válida apenas para os financiamentos habitacionais e aplicável a um período de 120 dias. Anteriormente, a Caixa tinha liberado a possibilidade de prorrogação por um prazo de 90 dias, mas decidiu ampliar.

Com isto, aqueles que já solicitaram terão o novo prazo aderido de forma automática. Os novos interessados devem realizar procedimento indicado pelo banco. Ainda de acordo com a companhia, iniciativa visa oferecer oportunidade de reprogramar orçamento durante crise.

Ampliação do prazo vale para pessoas físicas e jurídicas. Até agora, mais de dois milhões de clientes já solicitaram a pausa na prestação habitacional.

É importante enfatizar que quem solicitar a pausa no contrato terá que pagar juros, seguros e taxas, que serão acrescidos ao saldo devedor do contrato.

Mas, ainda assim, a taxa de juros e o prazo contratados originalmente não sofrem alteração. Podem solicitar o benefício clientes que se enquadrarem em alguns critérios e seguintes modalidades de financiamento; são elas:

  • Pessoa física – Ter contratos em dia ou com até 180 dias atraso ou ser cliente que utilizou o FGTS para abater uma parte da prestação. São aceitos o financiamento habitacional e Crédito Imóvel Próprio, o Home Equity;
  • Pessoa jurídica – Clientes com contratos em dia ou com atraso de até 60 dias (2 prestações) com financiamentos à produção de empreendimentos e para os financiamentos de aquisição e construção de imóveis comerciais – individual.

Como solicitar a prorrogação na Caixa

  • Pessoa física

A solicitação pode ser realizada através do aplicativo Habitação CAIXA ou pelos telefones 3004-1105 e 0800 726 0505. Ainda é possível optar pela forma automatizada no telefone 0800 726 8068, opção 2.4.2.

Atendimentos para os telefones citados são de segunda a sexta e aos sábados de 10h às 16h (exceto feriados).

  • Pessoa jurídica

No caso dos contratos de aquisição e construção de imóveis comerciais (individual), o cliente deverá realizar o procedimento através do número 0800 726 8068, opção 2.4 ou pedir ao gerente de relacionamento.

Já os de financiamento à produção de empreendimentos, procedimento é realizado exclusivamente pelo gerente de relacionamento. Contato em ambos os casos com o gerente deve ser feito através dos meios digitais.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.