Enem 2020 será adiado? Veja o posicionamento do presidente do INEP a respeito do exame

O presidente do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Alexandre Lopes, afirmou, na última sexta-feira (15), que o Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido pela sigla Enem, deverá ser adiado por conta da pandemia gerada pelo coronavírus no Brasil.

Enem 2020 será adiado? Veja o posicionamento do presidente do INEP a respeito do exame
Enem 2020 será adiado? Veja o posicionamento do presidente do INEP a respeito do exame (Imagem: Reprodução Google)

Em live da startupt Evolucional, empresa de tecnologia responsável por promover estratégias educacionais online, o presidente do Inep disse que a prova do Enem provavelmente será adiada, mas que que ainda é cedo para determinar como o adiamento deverá ocorrer.

“Não se faz Enem de um dia para o outro. Só para imprimir as provas, são 45 dias. A partir do momento em que a gente estiver com tudo pronto para a aplicação da prova, podemos discutir a data”, disse. Mas não deu um novo cronograma.


A entrevista foi promovida pela startup Evolucional, empresa de tecnologia responsável por criar, pela primeira vez, um simulado online para que estudantes de todo o país possam se preparar para o Enem.

Enem digital 2020


A versão online do simulado foi elaborada exclusivamente para o período do isolamento social, mas representa um passo à frente na proposta do Inep de aplicar a prova no formato digital num futuro próximo.


De acordo com as informações fornecidas na live, a proposta é que até 2026 todas as provas do Enem sejam aplicadas no ambiente virtual.

No futuro o Enem vai levar à informatização das escolas. A gente vai abrir  a possibilidade para o aluno de escolher quando será melhor fazer a prova, entre outra série de vantagens”, explica Lopes.


O presidente do Inep garantiu também que, independente dos próximos acontecimentos relacionados ao coronavírus, a prova vai acontecer. “A questão da data pode ser modificada, mas asseguramos que o Enem vai ser realizado”, finaliza.


As inscrições para o Enem continuam abertas  e podem ser feitas no site do site oficial até o dia 21 de maio.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Enem 2020 será adiado? Veja o posicionamento do presidente do INEP a respeito do exame

Amanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e graduanda de Administração pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, atua como redatora do portal FDR e demais portais de notícias desde 2017, produzindo conteúdo sobre economia, finanças pessoais e programas sociais.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA