Inscrições SISU para segundo semestre são divulgadas; confira!

Na última segunda-feira, dia 11, o Ministério da Educação (MEC) divulgou as datas de inscrição dos principais programas de acesso ao ensino superior. Dentre elas está o Sisu, que assim como as demais, utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificação dos candidatos.

Inscrições SISU para segundo semestre são divulgadas; confira!
Inscrições SISU para segundo semestre são divulgadas; confira! (Montagem/FDR)

Estes programas servem para facilitar o ingresso do estudante ao sistema de educação tanto público quanto privado. O Sisu inicia suas inscrições no dia 16 de junho e segue até as 23h59 do dia 19 do mesmo mês.

Como funciona o Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é totalmente informatizado e através da nota do Enem, classifica os estudantes que não precisam efetuar o vestibular de forma tradicional. Oferecendo milhares de vagas em todo o Brasil.

O candidato precisa utilizar o mesmo número de inscrição do Enem para se candidatar a uma vaga em uma universidade pública através do Sisu. Em resumo, sempre que abrir as inscrições do Sisu, o estudante vai utilizar a inscrição do Enem anterior.

Basicamente, o sistema recupera automaticamente as notas do Enem do candidato e começa a preencher as vagas de um mesmo curso, faculdade, turno e modalidade de concorrência. A ordem vai de acordo com a nota recebida no Exame Nacional do Ensino Médio, ou seja, o estudante com a maior pontuação pega a primeira vaga e assim por diante.

Para concorrer é importante que o candidato não tenha zerado na redação do Enem. Ainda assim, é necessário estar atento, pois alguns cursos e algumas universidades podem exigir uma nota mínima para que se possa concorrer a uma vaga.

No edital do processo seletivo é informado que todas as universidades tem o direito de fazer exigências mínimas quanto ao resultado de seus candidatos.

É preciso lembrar que os estudantes que optarem pelo Sisu, só concorrerão com aqueles que efetuarem a mesma opção.

Todas as instituições federais participantes oferecem vagas para estudantes que tenham feito o ensino médio em escolas públicas. As informações sobre todo o funcionamento do Sisu se encontram no site https://sisu.mec.gov.br/.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Inscrições SISU para segundo semestre são divulgadas; confira!

Amanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e graduanda de Administração pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, atua como redatora do portal FDR e demais portais de notícias desde 2017, produzindo conteúdo sobre economia, finanças pessoais e programas sociais.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA