IRPF 2020: em novo balanço, Receita mostra quem já entregou a declaração

Até o dia 6 de maio, a Receita Federal já havia recebido declarações de mais de 13,3 milhões de contribuintes do IRPF 2020. De acordo com a expectativa, essa quantidade ainda não chegou na metade do que o Fisco acredita receber até o fim do prazo.

IRPF 2020: em novo balanço, Receita mostra quem já entregou a declaração
IRPF 2020: em novo balanço, Receita mostra quem já entregou a declaração (Montagem: FDR)

De acordo com a Receita, a expectativa é de que 32 milhões de pessoas entreguem a declaração ainda neste ano. Do total já recebido no portal, cerca de 1,2 milhão de declarações foram enviadas pelos contribuintes do Rio de Janeiro.

Por conta da pandemia do Coronavírus, o prazo final para entrega das declarações foi estendido do dia 30 de abril para o dia 30 de junho de 2020.

Além disso, o vencimento das cotas de pagamento também sofreu prorrogação. Agora, a primeira vence no dia 30 de junho de 2020, já as demais terão o prazo final de pagamento em todo último dia útil dos meses seguintes.

Todas essas medidas tem como intuito diminuir as aglomerações que costumam acontecer anualmente no atendimento da Receita Federal do Brasil. Além disso, empresas ou instituições financeiras também costumam demonstrar grande número de clientes em período de entrega do Imposto de Renda.

IRPF 2020 online

As declarações podem ser feitas de forma digital através do site ou aplicativo da Recita Federal. Veja como efetuar o download:

Dispositivos Móveis

O aplicativo Meu Imposto de Renda pode ser utilizado em dispositivos móveis, tais como tablets e smartphones. Para efetuar o download é preciso acessar a loja do seu aparelho, que pode ser Google Play Store ou Apple Store.

Computadores

O Meu Imposto de Renda pode ser utilizado pelo e-CAC, através do site da Receita Federal, com a utilização do Certificado Digital ou com código de acesso.

Para efetuar a declaração é preciso estar atento e preencher todas as informações de forma correta para evitar problemas com a malha-fina. O sistema irá solicitar o preenchimento das seguintes informações:

  • Marcador Identificação
  • Marcador Informações de Terceiros (Cônjuge, Dependente e Alimentando)
  • Marcador Rendimentos
  • Marcador Pagamentos
  • Marcador Bens e Dívidas

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!