Rodízio de veículos em Campinas começa na segunda-feira; veja como vai funcionar

Com a pandemia do novo coronavírus, diversas ações estão sendo desenvolvidas por estados e municípios para tentar barrar a propagação do novo vírus. Incluindo o rodízio de veículos em cidades que têm grande tráfico.

Rodízio de veículos em Campinas começa na segunda-feira; veja como vai funcionar (Reprodução/Internet)
Rodízio de veículos em Campinas começa na segunda-feira; veja como vai funcionar (Imagem: Reprodução/Internet)

Entre as que optaram pela modalidade, está a cidade de Campinas, na Grande São Paulo, a partir da próxima segunda-feira (18) será implementado o sistema de rodízio por tempo indeterminado.

A decisão foi compartilhada nesta quarta-feira (13) pelo prefeito da cidade, Jonas Donizette. Ele destaca que a dinâmica será semelhante a de São Paulo, mas antes da pandemia. Ou seja, apenas com a restrição de dois finais de placas por dia.

Com isto, algumas placas terão a proibição de circular em dias específicos. Com isto, a expectativa da gestão municipal é de ampliar os índices de isolamento social na cidade e diminuir os números de acidentes.

Em números, a redução diária de circulação deve diminuir em até 20%. Mas, de acordo com o chefe do Executivo, para tentar dar apoio aos moradores que irão deixar o carro em casa, sistema de transporte coletivo será reforçado.

A medida será implementada em toda a cidade, sempre válida das 6h às 20h. Segundo Carlos José Barreiro, secretário de Transportes, equipes da Emdec farão a fiscalização para visualizar se há o cumprimento das ações.

Placas proibidas por dia no rodízio de veículos:

  • Segunda-feira: finais 1 e 2
  • Terça-feira: finais 3 e 4
  • Quarta-feira: finais 5 e 6
  • Quinta-feira: finais 7 e 8
  • Sexta-feira: finais 9 e 0

Os motoristas que não cumprirem a determinação terão que arcar com multas. Segundo o texto do decreto, o flagrado deverá pagar R$ 130,16 e receberá quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

As medidas também são válidas para veículos emplacados fora de Campinas, ou seja, não são placas com o nome da cidade. Abrangência fará com que a ação seja mais efetiva e leve a conscientização de todos.

Vale ressaltar que de acordo com o prefeito, com a implementação do sistema deverá possibilitar que a cidade alcance a taxa de 55% de isolamento. É importante lembrar que quanto maior este índice melhor a redução na propagação do novo coronavírus.

Na última semana, a cidade alcançava apenas 45%. Os dados são do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI) do Estado. Estarão isentos da medida, profissionais de “serviços essenciais”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!