Rodízio de SP: veja quais grupos estão ISENTOS de cumprir as regras

Moradores da cidade de São Paulo precisam de licença para circular pelas ruas. Desde a última segunda-feira (11), os motoristas da capital paulistana estão participando de um rodízio, organizado a partir da numeração final das placas dos veículos. A decisão foi tomada com o propósito de reduzir o número de contágios do coronavírus, que já conta com mais de 54 mil infectados. No entanto, há grupos isentos do rodízio de SP que permanecessem com o acesso livre às vias. 

Rodízio de SP: veja quais grupos estão ISENTOS de cumprir as regras (Imagem: Reprodução - Google)
Rodízio de SP: veja quais grupos estão ISENTOS de cumprir as regras (Imagem: Reprodução – Google)

Médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde, taxistas, agentes de segurança, mulheres grávidas e doentes em tratamento continuam podendo transitar pelas vias em qualquer dia da semana.

No entanto, para ter esse passe livre eles precisam cadastrar seus automóveis no Portal SP 156, por meio do site divulga pela prefeitura, sendo: rodiziocovid19.cetsp.com.br ou pelo e- mail [email protected]. 

O registro é feito por meio também da numeração das placas e emitirá um termo de autorização para ser apresentado para os fiscais que estão nas ruas.

Sobre tal liberação, a prefeitura reforça que estará atenta aos dados enviados e que qualquer tipo de informação falsa fará com que o condutor seja punido judicialmente. O prazo para poder solicitar o documento é até o dia 20 de maio.  

Outro grupo que também poderá ter acesso a liberação são os veículos que trabalham com serviços essenciais, como viaturas privadas de escolta armada (previamente autorizadas pela Polícia Federal), além de veículos de coleta de lixo. 

Em caso de emergência 

Para a população que precisar ir até alguma emergência médica, as multas por descumprir o decreto poderá ser retirada pelo site do DSV Digital (dsvdigital.prefeitura.sp.gov.br). Para isso, será preciso comprovar, por meio de um boletim do hospital, o motivo da ida até o centro de atendimento.  

Rodizio de SP gera aglomeração no transporte público  

O rodízio na capital paulistana teve início no último dia 11 e se manterá até o fim do mês. De acordo com o prefeito, Bruno Covas, o isolamento social é a medida mais eficaz para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Porém, a administração pública vem recebendo uma série de queixas contra a determinação, afirmando que com a proibição dos carros, o número de aglomerações nos transportes públicos tem crescido. Até o momento, a prefeitura não se manifestou a respeito.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.