ENEM 2020: candidatos relatam dificuldades em solicitar isenção

Liberado para estudantes que não tem condições de realizar o pagamento da taxa de R$ 85 da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2020), a isenção é um direito dado a este público todos os anos.

ENEM 2020: candidatos relatam dificuldades em solicitar isenção (Montagem/FDR)
ENEM 2020: candidatos relatam dificuldades em solicitar isenção (Montagem/FDR)

Para a edição deste ano, alguns estudantes encontraram dificuldades na hora de realizar a solicitação do pedido que foi até o último dia 17 de abril, considerando o calendário oficial divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Os relatos, compartilhados nas redes sociais, destacam que não receberam o retorno mediante a solicitação do benefício. Seguindo o calendário, a data para que fosse divulgada os resultados era dia 24 de abril. Mas não tiveram retorno do INEP.

Ainda assim, ao realizarem a inscrição na página do ENEM, os estudantes não tem uma resposta se é necessário ou não pagar a inscrição, ficando assim impossibilitado de ter a noção se o seu pedido foi aceito.

Em outros casos, mesmo com o pedido de isenção aprovado, estudantes estão tendo que realizar o pagamento do boleto no final da inscrição. Ou em outros, mesmo com a realização do pedido, o documento para pagamento é enviado.

Calendário

Quem tem direito a isenção no Enem 2020?

  • Estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio no ano de 2020, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública ou tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada.
  • Necessário ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo.
  • Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Para solicitar o interessado realizava o procedimento através da Página do Participante do Enem. Não há exceções, a única maneira de entrar na fila de requerimento é o formulário digital. Depois das análises dos dados, será validada a isenção.

Vale ressaltar que estudantes isentos de pagamento no Enem 2019 e tiveram falta em algumas das provas, para realizar a solicitação neste ano é necessário apresentar uma justificativa. O sistema indicará, se este for o caso, os documentos necessários para justificar e não ficar de fora da isenção.

Este processo realizado não garante ao participante a inscrição na prova. Isto porque, o candidato deve realizar a inscrição no período de 11 a 22 de maio. Este é o prazo definido pelo MEC para cadastro daqueles que solicitaram ou não isenção do Enem.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.