Caixa anuncia mais uma prorrogação do financiamento de imóveis

A Caixa Econômica Federal vai suspender novamente as cobranças dos financiamentos da casa própria. O banco que inicialmente tinha anunciado uma suspensão de 2 meses, agora oferece 4. O presidente Jair Bolsonaro confirmou ontem (13) a ampliação do prazo após, segundo ele, ler notícias de que a população estava com dificuldades para arcar com os pagamentos.

Caixa anuncia mais uma prorrogação do financiamento de imóveis
Caixa anuncia mais uma prorrogação do financiamento de imóveis (Foto: Google)

Jair Bolsonaro disse que conversou com Pedro Guimarães, presidente da Caixa e que ele concordou em aumentar o prazo de suspensão. Bolsonaro ainda informou que existe uma média de 2,3 milhões de clientes da Caixa que solicitaram a suspensão de seu financiamento.

“Porque não adianta apenas prorrogar, se o elemento que perdeu o emprego, teve o salário reduzido, não tem como pagar a prestação da casa própria. O que está sobrando de dinheiro para ele, está sendo pra comida”, falou o presidente.

A última vez que a Caixa anunciou uma pausa nos financiamentos foi em 26 de março quando concedeu três meses. Já no dia 9 de maio, Guimarães afirmou que, diante da crise provocada pela pandemia, a suspensão poderia ficar mais tempo em vigor. Essa pausa é válida somente para contratos antigos de pessoas físicas.

Os financiamentos da casa própria realizados a partir do dia 13 de maio contam com carência de seis meses para o pagamento. Durante este período, as pessoas físicas ficam desobrigadas a pagar as parcelas.

Como efetuar a suspensão do financiamento na Caixa

Os clientes que precisarem pausar o pagamento de seu financiamento, precisam procurar o banco e solicitar a suspensão.

Devido a pandemia do novo coronavírus, é aconselhável que o cliente use os canais digitais, como banco pela internet, os aplicativos para celulares, como o “Habitação CAIXA”, e também os telefones 3004-1105 e 0800 726 0505.

Para realizar renegociação dos contratos, o cliente pode entrar em contato com o banco pelo número 0800 726 8068.

Previsão segunda parcela do Auxílio

Depois de muita indecisão, parece que finalmente a Caixa Econômica Federal irá começar o pagamento da 2ª parcela do auxílio emergencial. Para tal, o banco ainda aguarda a finalização do calendário de pagamentos feito pelo governo federal.

Assim que o governo comunicar o calendário da segunda parcela, a Caixa vai divulgar todas as informações referentes ao processo de pagamento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.