Mediante a pandemia do novo coronavírus diversas ações estão sendo desenvolvidas para auxiliar os brasileiros neste momento, inclusive na emissão de documentos obrigatórios para garantir o recebimento de benefícios emergenciais liberados pelo governo federal. O governo de Goiás realizou a ampliação na realização dos atendimentos para emissão do Registro de Identidade emergencial. Medias atingiram os centros do Vapt Vupt de diversas cidades.
Destaca-se que as unidades de atendimento contempladas são as da Grande Goiânia e mais 38 cidades do interior. O procedimento é realizado presencialmente, mas é necessário que haja o agendamento de forma prévia através do site Vapt Vupt.
Já aqueles que não possuem acesso à internet devem realizar o agendamento através de uma das agências em Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Ainda assim, nestes locais o atendimento também é realizado via agendamento.
Estas medidas estão sendo direcionadas para aqueles que também buscam realizar a emissão do documento para realizar a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas só será válida para este público até o fim do período de inscrições, marcado para o dia 22 de maio.
Outros públicos que também tem direito ao benefício são aqueles que precisam da documentação para realizar exames, cirurgias e outros casos de saúde. Além disto, beneficiários de auxílios do Governo Federal, a exemplo do auxílio emergencial, podem solicitar a emissão do documento nas agências.
Locais de atendimento do Vapt Vupt
Goiânia
- Araguaia Shopping (Goiânia)
- Buena Vista
- Campinas
- Cidade Jardim
- Shopping Cerrado
Aparecida de Goiânia
- Unidade Garavelo
Trindade
- Unidade Centro e Maysa
Cidades do interior
- Anápolis (unidade do Anashopping)
- Alvorada do Norte
- Anicuns ;
- Caldas Novas;
- Catalão ;
- Cidade de Goiás
- Formosa
- Ipameri
- Itaberaí
- Itapuranga
- Jaraguá
- Luziânia
- Minaçu
- Morrinhos
- Palmeiras de Goiás
- Piracanjuba
- Pirenópolis
- Pires do Rio
- Posse
- Rubiataba
- Santa Helena
- Santo Antônio do Descoberto
- Águas Lindas
- Nerópolis
- Jataí
- Planaltina
- Bom Jesus
- Goianésia
- Inhumas
- Paraúna
- Porangatu
- São Miguel do Araguaia
- Mozarlândia
- Itumbiara
- Rio Verde
- Valparaíso
- Mineiros.
Além de Goiás, outros estados estão ampliando seus atendimentos. Como é o caso de Pernambuco, que criou um centro de emissão de documentos na capital, Recife.