ENEM: MEC não tem plano para organizar prova em meio a pandemia

O Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, está com inscrições abertas em todo o país, mas ainda não há nenhum plano definido para tentar evitar as aglomerações durante a realização da prova.

ENEM: MEC não tem plano para organizar prova em meio a pandemia (Reprodução/Internet)
ENEM: MEC não tem plano para organizar prova em meio a pandemia (Reprodução/Internet)

A informação foi detalhada pelo presidente substituto do Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, em entrevista à Folha de São Paulo. De acordo com ele, não há plano de contingência.

Considerando este cenário de que a pandemia do novo coronavírus se estenda até meados de novembro, data no qual a prova está marcada. Para isto, foi detalhado que há um diálogo com o Ministério da Saúde.

Segundo Mussi, as ações devem ser coordenadas entre ambos. Para ele, o cancelamento do Enem 2020 e adiamento seria prejudicial aos estudantes, e não há nenhuma possibilidade de que isto aconteça.

Esta questão ligada ao adiamento da prova é discutida pela sociedade civil como uma forma de não prejudicar aqueles estudantes de escolas públicas que estão com aulas paralisadas, enquanto alguns do setor privado permanecem estudando.

Outra fonte ligada ao Inep, detalhou em exclusividade ao mesmo jornal, que ainda não foi criado um plano de contingência para a crise do coronavírus. Há, inclusive, atrasos na formulação de editais para contratação de terceiros.

Com as divergências entre as falas dentro do Inep sobre a real possibilidade de um adiamento, cancelamento ou criação de planos de contingência, o Ministro da Educação, Abraham Weintraub detalhou que não é a favor do adiamento.

Enem 2020

Enquanto não há definições, as inscrições já estão abertas e seguem até o dia 22 de maio. Os interessados devem realizar o procedimento através da internet, no site do exame.

Apenas no primeiro dia de abertura, foram registrados mais de 1,4 milhão de inscrições. Dados são maiores que o do último ano, que detalhou 1,3 milhão.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.