Reforço no Isolamento Social: VEJA as novas regras anunciadas nas capitais

PONTOS CHAVES

  • Estados reforçam o isolamento social para conter proliferação do coronavírus
  • Em Pernambuco e São Paulo os carros passarão a circular em sistema de rodízio
  • Uso de máscara torna-se obrigatório sobre aplicação de multas em diversas cidades

Proliferação do coronavírus faz com que diversas cidades reforcem a fiscalização do isolamento social. Nos últimos dias, vários estados brasileiros começaram a anunciar que irão aderir ao lockdown. O termo em inglês nada mais significa do que uma quarentena definitiva, onde a população é multada se estiver em circulação pelas ruas. A iniciativa, segundo a Organização Mundial de Saúde, é a medida mais eficaz para reduzir o número de vítimas. No texto abaixo, listamos algumas regiões que estão operando desse modo, confira.  

Reforço no Isolamento Social: VEJA as novas regras anunciadas nas capitais (Imagem: Reprodução - Google)
Reforço no Isolamento Social: VEJA as novas regras anunciadas nas capitais (Imagem: Reprodução – Google)

Pernambuco 

Nessa segunda-feira (11), o governo de Pernambuco informou que 5 cidades do estado irão aderir ao lockdown. Recife, Camaragibe, Olinda, Jaboatão e São Lourenço da Mata passarão a contar com fiscalização nas ruas para poder reduzir o número de pessoas fora de casa. 

Até essa sexta-feira (15), as abordagens acontecerão de forma educativa, solicitando que os moradores retirem-se dos espaços públicos. No entanto, a partir do próximo sábado (16), quem descumprir o decreto ficará sujeito a multas.  

Os carros irão circular de acordo com os números finais de suas placas. O estado realizará um rodizio entre dígitos imparas e pares para minimizar também o número de veículos nas vias. Serviços de delivery e uber continuarão em funcionamento, mas também deverão se enquadrar as propostas.  

As principais vias das cidades deverão ficar fechadas e o governo deseja reduzir a entrada e saída de habitantes pelas BR’s. De acordo com o governador, Paulo Câmara, a medida deverá ficar em validação até o fim de maio, de modo que possa reduzir o número do contágio no estado. 

Atividades como supermercados e farmácias, consideradas de caráter essencial, continuarão abertas. No entanto, o número de pessoas por estabelecimento será limitado e as marcas deverão cumprir todas as exigências de higienização com álcool e obrigatoriedade de máscaras. Quem desrespeitar as ordens, pagará multas e poderá ter o negócio fechado.  

Isolamento Social no Rio de Janeiro  

Outra capital que também passou a controlar o número de circulação de pessoas e carros foi o Rio de Janeiro. Bairros centrais como Santa Cruz, Freguesia, Taquara, Realengo e Guaratiba, na zona oeste, e Tijuca (Praça Saens Peña), Grajaú (Praça Verdun), Madureira (Calçadão), Pavuna e Méier (Rua Dias da Cruz), na zona norte, ficarão bloqueados pelos próximos sete dias. 

Os estacionamentos da orla fluminense também ficarão fechados por tempo indeterminado. No que diz respeito a serviços essenciais, como supermercados e farmácias, esses seguirão em funcionamento, mas dentro de um regime especial de higienização e limitação. Já atividades como bares e restaurantes, devem manter as portas fechadas e só funcionar por esquema de delivery.  

De acordo com Crivella, prefeito do município, o reforço do isolamento será essencial para reduzir o número de doentes. Na última semana, a capital carioca ultrapassou a cidade de São Paulo, tornando-se a região com a maior quantidade de vítimas.  

Verificamos um aumento nos casos da doença, desde o início de maio. Esse aumento veio acompanhado de maior circulação em centros comerciais desses bairros citados. Por isso, a restrição. Tivemos um feriado ensolarado, em 1º de maio. Algumas pessoas saíram de casa e tiraram a máscara”, lamentou o prefeito.  

Distrito Federal  

Em Brasília, o governo anunciou, nessa segunda-feira (11), que a utilização de máscaras passará a ser obrigatória. Quem descumprir a ordem poderá pagar uma multa de até R$ 2 mil, além de responder por crime de infração de medida sanitária, sujeito a pena de um ano de reclusão.  

No que diz respeito ao funcionamento dos transportes públicos, esses continuarão em circulação, mas os passageiros e motoristas serão obrigados a usarem as máscaras, luvas e higienizarem-se com álcool em gel. A quantidade de veículos nas ruas também foi reduzida e seguirá um horário de funcionamento especial.  

Isolamento Social em São Paulo 

Na capital paulistana, o prefeito da Capital, Bruno Covas, anunciou o início de um rodízio de carros. Os veículos só podem circular dia sim, dia não, levando em consideração os números finais de suas placas. 

Placas com final par transitam em dia par, e placas com final ímpar podem circular em dias ímpares. O sistema é válido 24h, durante os 7 dias da semana.

Quem descumprir a recomendação deverá pagar uma multa de R$ 130, além de ter 4 pontos marcados na carteira de habilitação. Além disso, a região também obriga a utilização de máscaras e fechou estabelecimentos como restaurantes, cinemas, teatros e demais atividades que não sejam essenciais. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.