Governo de Pernambuco divulga regras mais rígidas para aumentar isolamento social

A partir do próximo sábado (16), o governo de Pernambuco decretou quarentena nas cidades de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Essa medida terá a duração de 15 dias e prevê a restrição de circulação de pessoas e de veículos.

Governo de Pernambuco divulga regras mais rígidas para aumentar isolamento social
Governo de Pernambuco divulga regras mais rígidas para aumentar isolamento social (Imagem: Google)

Antes, a recomendação era apenas para que os moradores desses municípios ficassem em casa. Além disso, foi determinado o uso obrigatório de máscaras.

O governo do estado não está utilizando o termo “lockdown”, mas o decreto proíbe que as pessoas saíam de casa sem que haja sem necessidade.

A cidade de Recife é a quarta capital do país a adotar essa proibição de circulação de pessoas, as outras foram Belém, São Luís e Fortaleza.

O governo de Pernambuco adotou as seguintes medidas para bloquear as aglomerações: 

  • restrição de circulação de pessoas;
  • rodízio de veículos;
  • uso obrigatório de máscaras;
  • sanitização de ruas.

De acordo com o governo, as cinco cidades do Grande Recife foram escolhidas por representarem, todas juntas, 75% dos casos confirmados e 68% dos óbitos que ocorreram no estado.

O estado de Pernambuco já registou mais de 13 mil casos e 1 mil mortes de coronavírus. 

Os município de São Lourenço da Mata e Recife estão entre as cidades com maior mortalidade por coronavírus do país.

De acordo com o governo, até sexta-feira (15), as medidas vão vigorar nas cinco cidades em período educativo. Depois disso, as medidas restritivas se tornarão intensas e seguirão assim até o dia 31 de maio. 

O governador Paulo Câmara (PSB) justificou essa adesão a quarentena.

“Nos últimos dez dias, vimos o número de casos confirmados e de óbitos motivados pela Covid-19 praticamente dobrar em Pernambuco. Mesmo com todos os nossos esforços, […] que possibilitaram a abertura, até agora, de quase 1.200 novos leitos em nossa rede de saúde, temos uma fila de espera por vaga de UTI que já ultrapassa 200 pessoas”, apontou.

A circulação das pessoas será controlada por meio da exigência de documento de identificação, justificando o destino e a finalidade pela qual o cidadão saiu de sua casa.

Será permitida a ida em supermercados, farmácias e hospitais. E ainda com restrição, em caso de baixa necessidade a recomendação é que apenas uma pessoa da família seja responsável por realizar essas tarefas de compras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!