Prefeitura do RJ reforça fechamento do comércio e cria MAIS regras de isolamento

A partir de hoje (12), a prefeitura do RJ (Rio de Janeiro) vai restringir a circulação de pessoas e carros em mais de 10 bairros da cidade. Essa medida foi tomada como iniciativa para controlar a disseminação do coronavírus, que está acontecendo de forma desenfreada no estado.

Prefeitura do RJ reforça fechamento do comércio e cria MAIS regras de isolamento
Prefeitura do RJ reforça fechamento do comércio e cria MAIS regras de isolamento (Imagem: Google)

Nas regiões centrais os bairros de Santa Cruz, Freguesia, Taquara, Realengo e Guaratiba, na zona oeste, e Tijuca (Praça Saens Peña), Grajaú (Praça Verdun), Madureira (Calçadão), Pavuna e Méier (Rua Dias da Cruz), na zona norte, contarão com diversos bloqueios pelos próximos sete dias.

Antes disso, os calçadões de Campo Grande e de Bangu, que ficam na zona oeste do estado, já tinham sido bloqueados. Na tarde de ontem (11), foi publicado um decreto na edição extra do Diário Oficial autorizando a medida.

O prefeito da cidade, Marcelo Crivella (Republicanos), também disse que vai restringir os estacionamentos em toda a orla da capital, a partir de hoje (12). 

Apenas poderão abrir nas favelas da cidade os supermercados e farmácias. Esses comércios instalados nas comunidades serão fiscalizados, e as autoridades vão contar com o apoio das bases das UPPs.

Estão proibidas também as apostas realizadas nas casas lotéricas. Os bares e restaurantes só poderão trabalhar utilizando o sistema “delivery” ou com portas baixas, realizando a entrega de alimentos para aqueles que forem retirar no local. 

Segundo o prefeito da cidade, esse conjunto de medidas se deve por conta do relaxamento do isolamento social que foi visto no estado nos últimos dias.

“Verificamos um aumento nos casos da doença, desde o início de maio. Esse aumento veio acompanhado de maior circulação em centros comerciais desses bairros citados. Por isso, a restrição. Tivemos um feriado ensolarado, em 1º de maio. Algumas pessoas saíram de casa e tiraram a máscara”, disse.

O prefeito disse ainda que as áreas delimitadas vão restringir o acesso para carro, moto, e até mesmo para quem estiver caminhando. 

Caso precise ir a  farmácia é necessário apresentar a receita médica para poder passar pelo bloqueio.

Além disso, a prefeitura do RJ informou que vai contar com a ajuda da Polícia Militar para que o isolamento social seja cumprido.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.