ETEC do ABC vai produzir e doar desinfetantes na região

A Etec de Santo André e de Rio Grande da Serra em São Paulo, empenhadas na prevenção contra o coronavírus, iniciaram a produção de desinfetantes e outros produtos de limpeza que além de serem usados em suas dependências, também serão doados para comunidades das duas cidades.

ETEC do ABC vão produzir e doar desinfetantes na região
ETEC do ABC vão produzir e doar desinfetantes na região (Foto Google)

Samara Lefcadito que é a diretora da Etec Júlio de Mesquita em Santo André, disse que todas as escolas estaduais estão empenhadas neste trabalho de prevenção, seja na fabricação de máscaras ou em produtos de limpeza.

Samara diz também que foi procurada pela professora Margarete de Rio Grande da Serra que deu a ideia de utilizar os laboratórios com esta finalidade. A unidade Júlio Mesquita conta com o curso de Técnico em química.

A diretora conta que os professores se mobilizaram pra comprar a matéria-prima e embalagens necessárias para começar a produção dos produtos de limpeza. Ela comemora esta iniciativa dos colegas e espera que empresas possam se unir a eles e com isso, iniciar a produção de água sanitária e álcool gel.

Já a diretora da Etec Rio Grande da Serra Margarete dos Santos, contou que existe um contato com o Fundo Social da Cidade para que seja feita a destinação das doações que também possam atingir as famílias dos alunos. Ela explica que neste primeiro momento, somente professores trabalham na fabricação dos produtos, mas que deseja incluir os alunos.

Ela ainda diz que uma força conjunta entre as Etecs está sendo feita com objetivo de conscientizar o maior número de pessoas e promover as duas unidades de ensino.

Denise Moreira Santos, coordenadora de projetos na área de química do Centro Paula Souza, autarquia estadual responsável pelas Etecs e Fatecs, ressaltou que a iniciativa partiu das próprias escolas e que a preocupação com a qualidade dos produtos é grande.

Ela finaliza dizendo que as escola possuem responsáveis técnicos que são capazes de produzir desinfetantes, detergentes, água sanitária e também álcool gel.

Caso existam empresários que se interessem em fazer doação de matéria prima, podem entrar em contato pelo email [email protected].

Considerando todo o Estado de São Paulo, Etecs e Fatecs já produziram mais de 1,5 tonelada de álcool gel e 120 litros de material de limpeza para hospitais, casas de repouso e entidades sociais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.