Concurso IBGE: Mais de 100 mil candidatos serão ressarcidos via App

Mediante a pandemia do novo coronavírus e com as regras que impedem aglomerações no país, o Censo 2020 foi adiado. A partir desta decisão, o concurso IBGE também está suspenso.

Concurso IBGE: Mais de 100 mil candidatos serão ressarcidos via aplicativo (Reprodução/Internet)
Concurso IBGE: Mais de 100 mil candidatos serão ressarcidos via aplicativo (Reprodução/Internet)

A seleção visava contratar temporariamente 208.695 pessoas, mas foi cancelada no dia 17 de março. Seguindo a regulamentação, o IBGE – responsável pela coleta de dados e certame – irá iniciar a restituição da taxa de inscrição dos inscritos no processo seletivo a partir do próximo dia 19 de maio.

De acordo com o Instituto, serão restituídos R$ 2.823.775,95 entre os 100.735 candidatos que pagaram a taxa de inscrição do concurso IBGE até o cancelamento do processo seletivo. Valores variam de R$ 35,80 a R$ 23,61.

A devolução do valor será realizada a partir do aplicativo Carteira Digital BB, do Banco do Brasil. Para realizar o download, os interessados devem buscar o app nas lojas de aplicativo disponível no sistema Android ou iOS.

Vale ressaltar que para obter o benefício não é necessário ser cliente do banco. Ao baixar o app, ele deverá realizar o cadastro e o dinheiro será repassado. É possível realizar transferência dos valores sem cobrança.

Para fazer o cadastro é preciso informar: CPF, nome completo, data de nascimento e número do celular. Já no app, é importante seguir as informações e descrever os pontos selecionados. O dinheiro irá entrar no dia 19 de maio. Com ele em conta, será possível:

  • Sacar a quantia em qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil;
  • Transferir para outra conta (TED);
  • Transferir para um contato que também tenha a Carteira Digital bB ativa;
  • Realizar pagamentos com código de barras ou em estabelecimentos credenciados.

Mesmo que o candidato tenha direito ao valor e não receba, IBGE abriu central de contato através do telefone 0800 721 8181 ou e-mail [email protected]. Atendimento é feito de segunda a sexta feira, das 8h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h.

Nos casos de dúvidas sobre a usabilidade do aplicativo, o interessado pode entrar em contato com o próprio banco através dos canais digitais, não é necessário ir às agências para obter informações. O telefone é 0800 729 5293. Ainda é possível conversar através do chat no próprio aplicativo e e-mail: [email protected]

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