Instituições de ensino investem no EAD (ensino a distância) durante o período da pandemia. Nessa semana, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) anunciou que estará abrindo 20 turmas online para a realização de 8 cursos gratuitos de qualificação. Os interessados deverão fazer suas inscrições por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), até o dia 22 de maio. As aulas estão previstas para começar no próximo dia 30, e se estenderão até setembro.
Para poder participar, a instituição exige que os candidatos tenham concluído o ensino fundamental e sejam maiores de 16 anos. Tais determinações precisarão ser comprovadas a partir do envio do histórico escolar e também da documentação pessoal, com informes sobre endereço, telefones para contato e vinculo escolar.
O preenchimento das 2 mil vagas será feito conforme a ordem das inscrições. Para isso, a banca avaliadora irá conferir se os cadastros estão dentro das exigências citadas acima, e os primeiros dois mil a cumprirem as solicitações estarão devidamente aprovados.
Na sequência, será preciso realizar a matrícula, entre o período de 26 a 29 de maio. Em caso de desistência, deverá ocorrer uma lista de remanejamento para que os demais interessados possam ser selecionados conforme as oportunidades disponíveis.
Áreas de atuação nos cursos gratuitos
As turmas de capacitação atuarão nas seguintes áreas: auxiliar de agropecuária, auxiliar em nutrição e dietética, cervejeiro, caprinocultor, agricultor orgânico, padeiro, instalador e reparador de redes de computadores e assistente administrativo.
Os alunos contarão com aulas online, participação em seminários e demais dinâmicas digitais. Além disso, terão acesso a conteúdo exclusivos, indicações de leituras e atividades feitas especialmente para cada disciplina.
As avaliações ocorrerão conforme os critérios dos professores, que poderão aplicar provas ou solicitar trabalhos em grupo a depender das atividades já desenvolvidas. A conclusão das aulas e formatura está prevista para o dia 30 de setembro, conforme determina o calendário acadêmico anunciado pela UFPB.
EAD como oportunidade
Com a chegada do novo coronavírus, essa é a primeira vez em que a UFPB passa a ofertar cursos gratuitos inteiramente digitais. De acordo com a assessoria da instituição, a ação tem como finalidade incentivar os alunos a manterem os ritmos de estudos e cumprirem o cronograma acadêmico.