Cotas PIS/PASEP são encerradas e você só pode receber NESTAS condições

Prazo para retirada do fundo PIS/Pasep foi encerrado e trabalhadores deverão ficar atentos as novas regras da liberação. Aqueles que queriam retirar quantias das cotas precisarão esperar até o mês de junho. O benefício passará a ser administrado por meio do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e contará com um novo calendário de pagamento.  

Cotas PIS/PASEP são encerradas e você só pode receber NESTAS condições (Imagem: Reprodução - Google)
Cotas PIS/PASEP são encerradas e você só pode receber NESTAS condições (Imagem: Reprodução – Google)

Durante o mês de maio, os cotistas que tiverem saldo disponíveis em seus fundos deverão esperar para recebê-lo. A nova rodada de saques ocorrerá a partir do dia 1 de junho e seguirá até o fim do ano. T

erá direito ao pagamento, os brasileiros que estiveram devidamente cadastrados no PIS Pasep até 4 de outubro de 1988, e ainda não receberam suas rescisões 

Diferenciação entre os pagamentos 

É válido ressaltar que, esse saque não diz respeito ao pagamento anual no valor de um salário mínimo. Esse segue em funcionamento e acontecerá de acordo com as datas de aniversários e tempo de serviço de cada trabalhador.

PIS/PASEP 2020 começará a ser disponibilizado no dia 30 de junho e tem como teto a quantia de R$ 1.045.  

Já a outra retirada diz respeito aos valores acumulados ao longo da trajetória profissional do trabalhador, e que não foram recebidos. Para saber se você tem direito ou não, basta acessar o site  www.caixa.gov.br/cotaspis e consultar seu registro.  

Segundo a Caixa, são mais de 9,2 milhões de cotas, totalizando uma média de R$ 16,9 bilhões a serem retirados nos próximos meses.  

Validade do saque das cotas PIS/PASEP

Com a criação da nova medida provisória que unifica o abono ao FGTS, os brasileiros precisarão retirar seus valores até 31 de maio de 2025. Após esse período, a quantia será considerada abandonada e passará a ser propriedade da União.  

A partir de junho, os interessados em retirar os valores deverão ir até as unidades da Caixa Econômica Federal, ou no Banco do Brasil, apresentando um documento oficial com foto e o número do cartão. O saque poderá ser feito automaticamente, por meio dos guichês de atendimento.  

Em caso de dúvidas, basta entrar em contato por meio dos canais oficiais da Caixa, como o site, pelo telefone 0800 726 0207 ou então pelo aplicativo Caixa.  

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile