Cotas PIS/PASEP são encerradas e você só pode receber NESTAS condições

Prazo para retirada do fundo PIS/Pasep foi encerrado e trabalhadores deverão ficar atentos as novas regras da liberação. Aqueles que queriam retirar quantias das cotas precisarão esperar até o mês de junho. O benefício passará a ser administrado por meio do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e contará com um novo calendário de pagamento.  

Cotas PIS/PASEP são encerradas e você só pode receber NESTAS condições (Imagem: Reprodução - Google)
Cotas PIS/PASEP são encerradas e você só pode receber NESTAS condições (Imagem: Reprodução – Google)

Durante o mês de maio, os cotistas que tiverem saldo disponíveis em seus fundos deverão esperar para recebê-lo. A nova rodada de saques ocorrerá a partir do dia 1 de junho e seguirá até o fim do ano. T

erá direito ao pagamento, os brasileiros que estiveram devidamente cadastrados no PIS Pasep até 4 de outubro de 1988, e ainda não receberam suas rescisões 

Diferenciação entre os pagamentos 

É válido ressaltar que, esse saque não diz respeito ao pagamento anual no valor de um salário mínimo. Esse segue em funcionamento e acontecerá de acordo com as datas de aniversários e tempo de serviço de cada trabalhador.

PIS/PASEP 2020 começará a ser disponibilizado no dia 30 de junho e tem como teto a quantia de R$ 1.045.  

Já a outra retirada diz respeito aos valores acumulados ao longo da trajetória profissional do trabalhador, e que não foram recebidos. Para saber se você tem direito ou não, basta acessar o site  www.caixa.gov.br/cotaspis e consultar seu registro.  

Segundo a Caixa, são mais de 9,2 milhões de cotas, totalizando uma média de R$ 16,9 bilhões a serem retirados nos próximos meses.  

Validade do saque das cotas PIS/PASEP

Com a criação da nova medida provisória que unifica o abono ao FGTS, os brasileiros precisarão retirar seus valores até 31 de maio de 2025. Após esse período, a quantia será considerada abandonada e passará a ser propriedade da União.  

A partir de junho, os interessados em retirar os valores deverão ir até as unidades da Caixa Econômica Federal, ou no Banco do Brasil, apresentando um documento oficial com foto e o número do cartão. O saque poderá ser feito automaticamente, por meio dos guichês de atendimento.  

Em caso de dúvidas, basta entrar em contato por meio dos canais oficiais da Caixa, como o site, pelo telefone 0800 726 0207 ou então pelo aplicativo Caixa.  

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.