Cotas PIS/PASEP são encerradas e você só pode receber NESTAS condições

Prazo para retirada do fundo PIS/Pasep foi encerrado e trabalhadores deverão ficar atentos as novas regras da liberação. Aqueles que queriam retirar quantias das cotas precisarão esperar até o mês de junho. O benefício passará a ser administrado por meio do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e contará com um novo calendário de pagamento.  

Cotas PIS/PASEP são encerradas e você só pode receber NESTAS condições (Imagem: Reprodução - Google)
Cotas PIS/PASEP são encerradas e você só pode receber NESTAS condições (Imagem: Reprodução – Google)

Durante o mês de maio, os cotistas que tiverem saldo disponíveis em seus fundos deverão esperar para recebê-lo. A nova rodada de saques ocorrerá a partir do dia 1 de junho e seguirá até o fim do ano. T

erá direito ao pagamento, os brasileiros que estiveram devidamente cadastrados no PIS Pasep até 4 de outubro de 1988, e ainda não receberam suas rescisões 

Diferenciação entre os pagamentos 

É válido ressaltar que, esse saque não diz respeito ao pagamento anual no valor de um salário mínimo. Esse segue em funcionamento e acontecerá de acordo com as datas de aniversários e tempo de serviço de cada trabalhador.

PIS/PASEP 2020 começará a ser disponibilizado no dia 30 de junho e tem como teto a quantia de R$ 1.045.  

Já a outra retirada diz respeito aos valores acumulados ao longo da trajetória profissional do trabalhador, e que não foram recebidos. Para saber se você tem direito ou não, basta acessar o site  www.caixa.gov.br/cotaspis e consultar seu registro.  

Segundo a Caixa, são mais de 9,2 milhões de cotas, totalizando uma média de R$ 16,9 bilhões a serem retirados nos próximos meses.  

Validade do saque das cotas PIS/PASEP

Com a criação da nova medida provisória que unifica o abono ao FGTS, os brasileiros precisarão retirar seus valores até 31 de maio de 2025. Após esse período, a quantia será considerada abandonada e passará a ser propriedade da União.  

A partir de junho, os interessados em retirar os valores deverão ir até as unidades da Caixa Econômica Federal, ou no Banco do Brasil, apresentando um documento oficial com foto e o número do cartão. O saque poderá ser feito automaticamente, por meio dos guichês de atendimento.  

Em caso de dúvidas, basta entrar em contato por meio dos canais oficiais da Caixa, como o site, pelo telefone 0800 726 0207 ou então pelo aplicativo Caixa.  

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.