9 Serviços ONLINE que o DETRAN disponibilizou na quarentena

PONTOS CHAVES

  • Unidades de atendimento presencial do Detran são paralisadas 
  • Serviços estão sendo realizados nas plataformas digitais de cada Estado
  • Solicitação de boletos, comprovantes e documentações devem ser feitas online

Necessidade do isolamento social modifica a realização dos serviços de trânsito em todo o país. Com a chegada do coronavírus, os Detran precisaram readaptar seu funcionamento para as plataformas digitais. A grande maioria dos estados brasileiros estão de quarentena desde o mês de março, resultando na migração dos atendimentos presenciais para páginas online. No texto abaixo, preparamos um guia para que você fique por dentro das principais atividades, confira.   

9 Serviços ONLINE que o DETRAN disponibilizou na quarentena (Imagem: Reprodução - Google)
9 Serviços ONLINE que o DETRAN disponibilizou na quarentena (Imagem: Reprodução – Google)

Atendimento ao público 

A primeira medida tomada pelo Detran foi a suspensão das unidades físicas. A partir de agora, o atendimento para dúvidas e solicitações está ocorrendo online.

Os interessados precisam, ir no site do órgão (do seu estado), acessar o menu de serviços e selecionar entre as opções: informações – formulários – requerimentos – termo de responsabilidade – serviço de veículo. 

Ao registrar a solicitação, basta aguardar o contato de uma das atendentes online que poderá esclarecer as dúvidas por e-mail ou ligação. O prazo para resposta é de até 48h e varia de acordo com a fila de espera de cada estado.  

Gerência de Saúde 

Quanto ao atendimento de Gerência de Saúde, esse foi suspenso em diversas regiões, como Brasília, Recife, Rio de Janeiro, entre outras. Para suprir a necessidade, o órgão desenvolveu uma espécie de clínica digital, presentes nos sites de cada região.  

Para poder ter acesso, basta acessar o portal e realizar um agendamento. O Detran entrará em contato informando sobre os procedimentos para ser atendido e também notificará os valores das taxas para cada serviço.  

Bancas práticas e teóricas 

A realização das bancas práticas e teóricas de direção permanecerão suspensas, sem previsão de retorno. Nesse caso, não haverá serviço online para repor as atividades, que ficaram paralisadas ao longo da pandemia, conforme estabelece o Decreto nº 40.520/2020. 

Biometria 

Quanto as biometrias, os cidadãos poderão continuar realizando, mas com um tempo diferente. Quem for renovar as carteiras nas categorias A, C, D e E deverão comparecer as unidades de atendimento com intervalos de 50 minutos entre uma e outra, para que a equipe possa realizar os procedimentos de higienização dos aparelhos de coleta.  

Já para quem deseja solicitar a Primeira Habilitação, o serviço segue temporariamente suspenso, sem previsão de retorno.  

Vistoria veicular no Detran 

No caso das vistorias dos automóveis, o serviço permanece em funcionamento, mas com um tempo maior para a sua realização. Os proprietários deixarão os veículos nas unidades conforme os agendamentos feitos no site e deverão cumprir as determinações de prazos repassadas na hora do cadastro.  

Diretoria de Educação 

As ações de conscientização de segurança no trânsito, realizações de aulas, palestras, eventos espaços públicos, entre outras atividades, estão paralisados. O órgão continuará atuando por meio das plataformas digitais, compartilhando as campanhas em suas páginas e redes sociais oficiais. No entanto, evitando o risco do contágio, as atividades ministradas pelas Escolas Públicas de Trânsito seguirão suspensas.  

Fiscalização de Trânsito 

Quanto as ações de fiscalização, que envolvem blitz nas ruas e principais vias das cidades, estas se mantem. Os agentes estão trabalhando devidamente equipados, com máscaras, luvas e álcool em gel. Eles estão atuando também, em alguns municípios, no monitoramento para evitar aglomerações.  

Leilão de veículos do Detran 

Quem desejar participar dos leilões de veículos devem ficar atentos aos sites de onde reside. Em Brasília, por exemplo, o evento foi realizado no dia 30 e 31 de março, por meio do site https://www.flexleiloes.com.br/.

A ocasião contou com a participação de milhares de compradores, que deram seus lances por meio da comunicação digital. O processo de compra, pagamento, cadastramento e retirada também vem sendo feito online.  

Portal de Serviços Detran 

Para serviços básicos como emissão de boletos, solicitações de novas vias, consultas de entregas do CRLV e autorizações de circulação, o Portal de Serviço vem sendo o principal meio de contato.

No site, os usuários contam com a possibilidade de realizar mais de 14 procedimentos, além de terem acesso a um SAC automático para esclarecerem suas dúvidas.  

Para acessar, basta entrar no site do Detran de onde mora e no menu selecionar a função ‘Portal de Serviços’. É válido ressaltar que cada atendimento varia de acordo com cada região.  

O site, para todos os estados, segue uma ordem de endereço: www.detran.sigladoestado.gov.br. Por exemplo: www.detran.sp.gov.br.

Retorno das atividades  

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito, ainda não há uma data exata para que as atividades voltem ao funcionamento normal. A retomada irá acontecer gradativamente, de acordo com o número de contágio do coronavírus por estado. Até o momento, as regiões mais afetadas são Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e o Ceará.  

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.