DETRAN adianta lançamento de documento digital devido a pandemia; veja data!

Devido a pandemia do coronavírus, o Detran do Tocantins acelerou a versão digital do certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), para a próxima terça-feira (5). O custo será o mesmo do documento impresso atualmente.

DETRAN adianta lançamento de documento digital devido a pandemia; veja data!
DETRAN adianta lançamento de documento digital devido a pandemia; veja data! (Foto: Google)

O CRLV será acessada pelo mesmo aplicativo que já disponibiliza a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O aplicativo foi criado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e vai precisar de uma atualização do usuário.

O presidente do Detran, Cláudio Alex, disse que “o formato digital do CRLV vai facilitar a vida do usuário, tornando mais prática a obtenção do documento, o documento direto no smartphone que é um item essencial de hoje em dia, além da segurança desse novo formato, contra falsificações, facilitando também a fiscalização”.

As informações do Detran falam também que a partir do lançamento, o documento vai ser emitido no novo formato e se o usuário quiser ele pode fazer a impressão. O adiantamento na implantação do CRLV digital é uma medida para evitar aglomerações em locais de atendimento.

Mais informações sobre como obter o novo formato do documento podem ser divulgadas nesta semana.

Em janeiro deste ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou o prazo até 30 de junho para que os departamentos estaduais de trânsito dos Estados e Distrito Federal se adequassem ao novo formato do documento.

O Tocantins está em estado de calamidade pública em razão da Covid-19, causada pelo novo Coronavírus, conforme foi decretado no Diário Oficial do Estado (DOE) n° 6.072. Considerando isso, a gestão do Detran-TO acelerou o processo de mudança da emissão do CRLV para o novo formato.

Foco nos serviços online do Detran

Com a pandemia, os serviços do Detran estão disponíveis de forma online no aplicativo e site, tanto em Tocatins como nos demais estados.

Isto faz com que não seja preciso sair de casa para resolver pendências relacionadas ao órgão. Confira os serviços oferecidos online:

  • Agendamentos
  • Renovação de CNH
  • Primeira habilitação e ACC
  • Certidões e autenticidade da CNH
  • Pontos na CNH
  • 2ª via da CNH
  • Endereço
  • Suspensão e cassação da habilitação
  • Veículos
  • Infrações

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.