Inscrições Jovem Aprendiz: saiba o que precisa para se candidatar a uma vaga

Ao conseguir uma oportunidade como Jovem Aprendiz, o candidato terá um emprego com carteira assinada, direitos trabalhistas e uma jornada reduzida por conta dos estudos. Além disso, o contrato de trabalho pode ser de até dois anos de duração. O programa tem como intuito promover que os jovens iniciem no mercado de trabalho, e por esse motivo não é necessário que tenham experiência.

Inscrições Jovem Aprendiz: saiba o que precisa para se candidatar a uma vaga
Inscrições Jovem Aprendiz: saiba o que precisa para se candidatar a uma vaga (Reprodução: Google)

A primeira coisa que o candidato precisa saber é que existem inúmeras vagas abertas, e é preciso fazer cada uma individualmente. Em resumo, não existe uma única inscrição que o permita concorres à todas as vagas.

Existem algumas formas de concorrer ao processo seletivo, desde que cumpra os pré-requisitos. São elas:

  • Fazer inscrição individualmente nos sites das empresas que estão ofertando vagas para Jovem Aprendiz;
  • Entregar o currículo diretamente nessas empresas;
  • Encontrar e se cadastrar em instituições que atuam como parceiras das empresas nos processos de contratação de aprendizes (CIEE, Nube e algumas ONGs).

Mas, para que possa participar do processo seletivo, o jovem precisa se enquadrar em algumas regras.

Pré-requisitos Jovem Aprendiz

  • Ter entre 14 e 24 anos. Exceto pessoas com deficiência, as quais não existe limite máximo de idade (conforme o decreto 9579/2018).
  • Estar frequentando a escola, caso não tenha terminado o ensino fundamental.

Vale lembrar que esses pré-requisitos são os obrigatórios por lei, porém cada empresa pode ter algumas regras específicas. Cada organização pode ter uma necessidade diferente para suas vagas, por exemplo, exigir que o candidato já tenha se formado no ensino fundamental ou que pelo menos comprove que esteja estudando.

Em alguns casos, as empresas buscam candidatos que sejam de baixa renda e frequentem escolas públicas. De forma geral, o importante é se enquadrar nos pré-requisitos exigidos por lei.

Além desses é imprescindível que o jovem tenha os documentos pessoais em dia, pois eles serão necessários na hora de ser contratado. As empresas costumam exigir: carteira de trabalho, documento de identidade, comprovante de residência, CPF e fotos 3X4.

Atualmente, o Correio está com vagas de Jovem Aprendiz disponíveis. Empresas menores também continuam contratando, basta levar seu currículo até o local.

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!