ATENÇÃO! Estas atitudes podem excluir sua empresa do Simples Nacional

Muitos sabem que as pequenas e microempresas costumam se enquadrar na modalidade do Simples Nacional. Por esse motivo é muito comum encontrar contadores e escritórios que conhecem muito os procedimentos desse regime tributário. Na verdade, muitos acabam sabendo mais sobre o Simples Nacional em relação as outras modalidades.

publicidade
ATENÇÃO! Estas atitudes podem excluir sua empresa do Simples Nacional
ATENÇÃO! Estas atitudes podem excluir sua empresa do Simples Nacional (Reprodução: Google)
publicidade

Essa não é uma regra e existem suas exceções, e o ideal é que os clientes estejam atentos e conheçam os erros que podem acontecer em todos os processos.

Algumas falhas podem acarretar na exclusão de uma empresa do Simples Nacional. Isso pode ser extremamente prejudicial, afinal de contas, a diferença nos valores de tributos pode ser crucial para uma organização se manter de pé. Pensando nisso, resolvemos listar algumas das dificuldades mais comuns:

  • Não ter escrituração do livro-caixa

Um dos pontos principais que uma empresa precisa estar atenta é com relação à prestação de contas. É imprescindível que toda organização tenha o máximo possível de documentos arquivados. A transparência é essencial para que possa manter uma empresa no Simples Nacional.

O livro-caixa é um item muito importante em diversos momentos, seja na rescisão de um contrato de trabalho, no fechamento da empresa, entre outros.

  • Descumprimento reiterado

Esse é um erro simples, mas que infelizmente muitas empresas acabam cometendo: não emitir nota fiscal para serviço ou produto fornecido. Isso pode ser fatal.

  • Omissão da folha de pagamento

Fazer pagamentos “por fora” é totalmente errado e muitas empresas costumam fazer. Todos os pagamentos de salário devem ser feitos através da folha de pagamento. De nada adianta tentar fugir dos tributos agora e correr o risco mais tarde.

  • “Laranjas” como sócios

Algumas empresas acabam colocando pessoas para como sócias na empresa, mas apenas nominalmente, e o intuito é conseguir se enquadrar no Simples Nacional. Na realidade esses indivíduos nada tem a ver com o negócio.

  • Atrapalhar a fiscalização

Impedir que a fiscalização faça uma visita em seu estabelecimento ou domicilio, pode causar a exclusão no regime tributário do Simples Nacional. Os auditores fiscais podem enxergar que há algo que você queira esconder.

 

 

AvatarAmanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, é também redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular, finanças e programas sociais.