TRE finaliza prazo para regularizar título de eleitor nesta semana 

O TRE informa que termina amanhã, quarta-feira (6), o prazo para tirar, transferir ou regularizar o título eleitoral. Essa regularização é obrigatória para aqueles que não votaram e não justificaram a sua ausência nas três últimas eleições e para aqueles que precisam ou querem mudar o domicílio eleitoral, ou seja, onde irão votar nas próximas eleições.

TRE finaliza prazo para regularizar título de eleitor nesta semana 
TRE finaliza prazo para regularizar título de eleitor nesta semana (Foto: Google)

Nos tempos de pandemia, os serviços devem ser solicitados sem a necessidade de sair de casa. O eleitor pode fazer o pedido por meio do site dos TRE do seu estado, e usando a ferramenta Título Net

Após isso é preciso clicar no banner “Atendimento emergencial”, e acessar a página do Formulário Título Net, que funciona 24 horas por dia.

Durante o atendimento será solicitado o envio (obrigatório) de imagens da documentação necessária: fotografia do rosto, como se fosse uma selfie, segurando um documento oficial de identificação (que também deve ser enviado a parte, frente e verso) e comprovante de residência.

Deve enviar a imagem do comprovante de quitação militar apenas os homens de 18 a 45 anos que estiverem emitindo o primeiro título de eleitor

O número de protocolo gerado deverá ser guardado. A análise das solicitações será feita pela zona eleitoral do eleitor, que poderá solicitar informações adicionais, caso necessário. Durante todo o processo pode ser acompanhado por meio do portal online.

A advogada Marilda Silveira, especialista em direito eleitoral, reforça que as pendências junto à justiça eleitoral podem causar problemas no futuro. 

A Justiça eleitoral suspendeu de forma temporária o cancelamento de 2,5 milhões de títulos dos eleitores que não compareceram ao cadastramento biométrico obrigatório, isso atinge 17 estados.

Esses eleitores não precisam fazer a regularização imediata e podem votar normalmente nas eleições municipais deste ano.

O TRE também firmou parceria com o Facebook para que a rede social disponibilize, na abertura da timeline, um megafone, recurso que informará como está sendo feito o atendimento da Justiça Eleitoral neste período de isolamento social.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!