Jovem Aprendiz Correios prorroga inscrições em todo o país; confira nova data

Oportunidade de emprego para os adolescentes. O programa Jovem Aprendiz estará selecionando mais de 4 mil brasileiros para desenvolver atividades nos Correios. A seleção, anunciada desde o começo do ano, teve sua data prorrogada devido ao isolamento social causado pelo coronavírus. Desse modo, os interessados poderão se inscrever até o dia 29 de maio e poderão obter salários de até R$ 490.  

Jovem Aprendiz Correios prorroga inscrições em todo o país; Confira nova data (Imagem: Reprodução - Google)
Jovem Aprendiz Correios prorroga inscrições em todo o país; Confira nova data (Imagem: Reprodução – Google)

Segundo os Correios, o novo prazo foi estipulado para que os candidatos conseguissem ter acesso as suas documentações. A inscrição solicita que sejam enviados uma série de documentos autenticados, como certificados de matrículas, registros de nascimento, informes de renda, endereço e mais.  

Com o fechamento dos cartórios e centros estudantes, o Correio informou estar ciente de que o processo fica inviabilizado. Por isso, a finalização das candidaturas que estavam previstas para o dia 30 de abril, foi estendida para 29 de maio, na expectativa de que tais serviços voltem a funcionar. Se houver necessidade, a rede informará um novo prazo.  

Candidaturas  

As vagas estão disponíveis em todas as regiões do país. São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, entre outras. Somente na Paraíba, por exemplo, serão ofertadas 46 oportunidades, espalhadas entre as cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Mamanguape, Cajazeiras, Patos, Pombal, Santa Rita e Sousa.  

Ao todo, a seleção convocará 4.462 jovens que serão distribuídos de acordo com os endereços informados em seus cadastros. Desse total, 10% serão destinados para pessoas com deficiência e 20% para quem se declarar negro ou pardo.  

Como se inscrever no Jovem Aprendiz Correios 

Para se inscrever, é preciso ter entre 14 e 22 anos, estar estudando acima do 6º ano do ensino fundamental, sob a apresentação do comprovante de matricula.

O candidato não pode ter participado de outros programas de jovem aprendiz e também não deve apresentar histórico empregatício com os Correios.  

Os cadastros estão sendo feitos no site dos Correios. A aprovação acontecerá por meio de uma seleção simplificada, que levará em consideração os comprovantes de renda, idade, instituição de ensino e participação em projetos sociais.  

Bonificação dos classificados  

Quem for aprovado deverá ter uma jornada de trabalho de 20 horas semanais, com um recebimento de R$ 490,83. Além disso, contará também com o auxílio de vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e uniforme.  

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.