INSS decide prorrogar quarentena e agências ficarão fechadas até fim de maio

Aposentados e pensionistas do INSS terão que recorrer as plataformas digitais. Nessa quarta-feira (29), o Instituto Nacional do Seguro Social informou que irá prorrogar o prazo de quarentena para suas unidades físicas. De acordo com o ofício, o atendimento presencial ficará suspenso até o dia 22 de maio. Durante esse período, os serviços funcionarão por meio do portal online e do aplicativo Meu INSS.  

INSS decide prorrogar quarentena e agências ficarão fechadas até fim de maio (Imagem: Reprodução - Google)
INSS decide prorrogar quarentena e agências ficarão fechadas até fim de maio (Imagem: Reprodução – Google)

A decisão foi tomada levando em consideração o número de contaminações do coronavírus em todos os estados do país. Desde o mês de março, mais de 79 mil casos já foram confirmados, ocasionando em cerca de 5.513 mortes até o momento.

Questionado sobre o prazo para reabertura, o instituto informou que a previsão deverá ser anunciada em breve. 

“Este prazo poderá ser antecipado ou prorrogado, observadas as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde para a proteção da coletividade durante o período de enfrentamento da emergência em saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia do coronavírus (covid-19)“, explicou em nota oficial enviada para a imprensa.  

O texto ainda mencionou que será criado um grupo de força tarefa que irá atuar na formulação de estratégias para executar as atividades de volta. O INSS espera que, com o fim da pandemia, mais de 3 milhões de pessoas compareçam em suas unidades afim de resolver suas solicitações dos benefícios.  

Atendimento digital do INSS

Durante o período do covid-19, os serviços do INSS estarão funcionamento por meio do Meu INSS. O aplicativo é gratuito e pode ser acessado em telefones na versão IOS e Android. Além disso, o site oficial ampliou suas funções para melhor atender aos segurados.  

Demandas realizadas presencialmente, como a validação de perícias médicas, agora estão sendo feitas online. Os pensionistas que estiverem recebendo valores a benefícios relacionados a saúde, poderão enviar os laudos médicos por e-mail para que a equipe do INSS valide as informações.  

Já atividades como a prova de vida, realizada uma vez por ano, nas unidades físicas ou então em agências bancárias, foi suspensa por tempo indeterminado. Os beneficiários que ultrapassarem o prazo não terão os auxílios cancelados e poderão renova-los com o fim da pandemia.  

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile