INSS decide prorrogar quarentena e agências ficarão fechadas até fim de maio

Aposentados e pensionistas do INSS terão que recorrer as plataformas digitais. Nessa quarta-feira (29), o Instituto Nacional do Seguro Social informou que irá prorrogar o prazo de quarentena para suas unidades físicas. De acordo com o ofício, o atendimento presencial ficará suspenso até o dia 22 de maio. Durante esse período, os serviços funcionarão por meio do portal online e do aplicativo Meu INSS.  

INSS decide prorrogar quarentena e agências ficarão fechadas até fim de maio (Imagem: Reprodução - Google)
INSS decide prorrogar quarentena e agências ficarão fechadas até fim de maio (Imagem: Reprodução – Google)

A decisão foi tomada levando em consideração o número de contaminações do coronavírus em todos os estados do país. Desde o mês de março, mais de 79 mil casos já foram confirmados, ocasionando em cerca de 5.513 mortes até o momento.

Questionado sobre o prazo para reabertura, o instituto informou que a previsão deverá ser anunciada em breve. 

“Este prazo poderá ser antecipado ou prorrogado, observadas as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde para a proteção da coletividade durante o período de enfrentamento da emergência em saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia do coronavírus (covid-19)“, explicou em nota oficial enviada para a imprensa.  

O texto ainda mencionou que será criado um grupo de força tarefa que irá atuar na formulação de estratégias para executar as atividades de volta. O INSS espera que, com o fim da pandemia, mais de 3 milhões de pessoas compareçam em suas unidades afim de resolver suas solicitações dos benefícios.  

Atendimento digital do INSS

Durante o período do covid-19, os serviços do INSS estarão funcionamento por meio do Meu INSS. O aplicativo é gratuito e pode ser acessado em telefones na versão IOS e Android. Além disso, o site oficial ampliou suas funções para melhor atender aos segurados.  

Demandas realizadas presencialmente, como a validação de perícias médicas, agora estão sendo feitas online. Os pensionistas que estiverem recebendo valores a benefícios relacionados a saúde, poderão enviar os laudos médicos por e-mail para que a equipe do INSS valide as informações.  

Já atividades como a prova de vida, realizada uma vez por ano, nas unidades físicas ou então em agências bancárias, foi suspensa por tempo indeterminado. Os beneficiários que ultrapassarem o prazo não terão os auxílios cancelados e poderão renova-los com o fim da pandemia.  

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.