INSS decide prorrogar quarentena e agências ficarão fechadas até fim de maio

Aposentados e pensionistas do INSS terão que recorrer as plataformas digitais. Nessa quarta-feira (29), o Instituto Nacional do Seguro Social informou que irá prorrogar o prazo de quarentena para suas unidades físicas. De acordo com o ofício, o atendimento presencial ficará suspenso até o dia 22 de maio. Durante esse período, os serviços funcionarão por meio do portal online e do aplicativo Meu INSS.  

publicidade
INSS decide prorrogar quarentena e agências ficarão fechadas até fim de maio (Imagem: Reprodução - Google)
INSS decide prorrogar quarentena e agências ficarão fechadas até fim de maio (Imagem: Reprodução – Google)

A decisão foi tomada levando em consideração o número de contaminações do coronavírus em todos os estados do país. Desde o mês de março, mais de 79 mil casos já foram confirmados, ocasionando em cerca de 5.513 mortes até o momento.

Questionado sobre o prazo para reabertura, o instituto informou que a previsão deverá ser anunciada em breve. 

publicidade

“Este prazo poderá ser antecipado ou prorrogado, observadas as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde para a proteção da coletividade durante o período de enfrentamento da emergência em saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia do coronavírus (covid-19)“, explicou em nota oficial enviada para a imprensa.  

O texto ainda mencionou que será criado um grupo de força tarefa que irá atuar na formulação de estratégias para executar as atividades de volta. O INSS espera que, com o fim da pandemia, mais de 3 milhões de pessoas compareçam em suas unidades afim de resolver suas solicitações dos benefícios.  

Atendimento digital do INSS

Durante o período do covid-19, os serviços do INSS estarão funcionamento por meio do Meu INSS. O aplicativo é gratuito e pode ser acessado em telefones na versão IOS e Android. Além disso, o site oficial ampliou suas funções para melhor atender aos segurados.  

Demandas realizadas presencialmente, como a validação de perícias médicas, agora estão sendo feitas online. Os pensionistas que estiverem recebendo valores a benefícios relacionados a saúde, poderão enviar os laudos médicos por e-mail para que a equipe do INSS valide as informações.  

Já atividades como a prova de vida, realizada uma vez por ano, nas unidades físicas ou então em agências bancárias, foi suspensa por tempo indeterminado. Os beneficiários que ultrapassarem o prazo não terão os auxílios cancelados e poderão renova-los com o fim da pandemia.  

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!