O que eu preciso para sacar auxílio emergencial no banco?

Nesta segunda-feira (27), a Caixa Econômica Federal (CEF) liberou os saques para os trabalhadores que estão recebendo o Auxílio emergencial do governo por meio da Poupança Social Digital.

O que eu preciso para sacar auxílio emergencial no banco?
O que eu preciso para sacar auxílio emergencial no banco? (Imagem: Montagem FDR.com.br)

Para que não tenha aglomerações, a Caixa estabeleceu um calendário para que os trabalhadores acompanhem conforme o mês de seu nascimento. Veja o calendário:

  • 27 de abril – para os nascidos em janeiro e fevereiro
  • 28 de abril – para os nascidos em março e abril
  • 29 de abril – para os nascidos em maio e junho
  • 30 de abril – para os nascidos julho e agosto
  • 4 de maio – para os nascidos em setembro e outubro
  • 5 de maio – para os nascidos em novembro e dezembro

A medida só é válida para a primeira parcela do auxílio emergencial creditada, já para a retirada da segunda e terceira parcela de benefício, ainda vai ser divulgado um novo calendário.

Os trabalhadores podem sacar o auxílio nos caixas eletrônicos e casas lotéricas em todo o país, sem a necessidade de usar um cartão. 

Para isso será preciso gerar um código no aplicativo Caixa TEM. A Caixa pede para que os beneficiários atualizem o aplicativo antes de solicitar o saque e que só façam a geração do código quando já estiverem na lotérica ou no caixa eletrônico.

Até agora, não há outra forma de solicitar o saque para quem escolheu a conta poupança da Caixa. Os outros beneficiados podem comparecer ao seu banco normalmente, ou usar o saldo com seu cartão. 

Poupança Social Digital do auxílio emergencial 

A conta criada pela Caixa é um tipo de poupança gratuita que isenta o cliente de cobrança de tarifas de manutenção, e poderá ser movimentada por meio do aplicativo Caixa TEM.

Os trabalhadores incluídos no Cadastro Único até o dia 20 de março que tinham direito ao auxílio que não tiverem conta identificada terão aberta automaticamente pela Caixa a conta poupança social digital. 

As contas também serão criadas para os trabalhadores que se inscreveram no Auxílio Emergencial através do aplicativo ou do site, e não tinham conta em outro banco.

Aqueles que receberem o crédito do auxílio por meio da conta digital podem efetuar transferências ilimitadas entre contas da Caixa ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias.  Além disso, podem pagar boletos de contas de água, luz, telefone, entre outras.