Governo do Paraná reabre agências para pedidos do seguro desemprego; veja funcionamento

Moradores do Paraná devem ficar atentos. Desde essa segunda-feira (27), as agências do Trabalhador retomaram suas atividades para poder atender aqueles que desejarem solicitar o seguro desemprego. As unidades estavam fechadas desde o mês de março, por causa da crise de saúde pública ocasionada pelo Covid-19. A decisão da reabertura foi tomada em parceria com a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e deverá atender milhares de cidadãos.  

publicidade
Governo do Paraná reabre agências para pedido do seguro desemprego; veja funcionamento (Imagem: Reprodução - Google)
Governo do Paraná reabre agências para pedido do seguro desemprego; veja funcionamento (Imagem: Reprodução – Google)

É válido ressaltar que, o único serviço que estará em funcionamento diz respeito a aprovação do seguro desemprego. As demais demandas também ministradas pelo órgão permanecem suspensas.

No entanto, com os efeitos econômicos da pandemia e o aumento no número de suspensão de contratos, o governo estadual achou por vez necessário atender a classe afastada.  

publicidade

Como agendar a solicitação presencial do seguro desemprego   

Desse modo, para poder solicitar o seguro desemprego, o trabalho terá, antes de mais nada, que realizar um agendamento online.

Para isso, ele deve acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, preencher o formulário de cadastro e selecionar a opção ‘seguro desemprego’. Na sequência, já no site da secretaria do trabalho do estado, ele deverá escolher o local, data e horário de atendimento para poder finalizar o pedido.  

Para ter acesso ao aplicativo, basta ir à loja do celular e digitar Carteira de Trabalho Digital. A ferramenta é gratuita e pode ser utilizada em qualquer aplicativo na versão IOS e Android. Depois de instalar no aparelho, basta preencher os dados de cadastro fornecendo informações como nome completo, número do RG e data de nascimento.  

Horários de funcionamento nas agências físicas 

Os atendimentos estão acontecendo das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. É válido ressaltar que só será atendido aquele que chegar com a guia do agendamento digital, explicitado acima.

Além de resolver questões referentes ao seguro desemprego, as unidades também estarão repassando informações referentes a vagas para novas contratações.  

Nesse momento, quem quiser consultar as oportunidades disponíveis, pode acessar o aplicativo Sine Fácil, onde o governo municipal vem atualizando todas as candidaturas. O aplicativo também é gratuito e pode ser acessado de qualquer celular, sem a necessidade de cadastros prévios.  

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.