Entenda como ter acesso as ofertas anunciadas por bancos contra a crise do coronavírus

A pausa nas prestações de carros e imóveis foi uma da medidas anunciadas pelos bancos para ajudar os brasileiros durante a atual crise do coronavírus. Talvez uma das mais esperadas pelos milhões de brasileiros que tiveram sua renda de alguma forma impactada pela epidemia.

Verdade ou marketing? Entenda DETALHES das ofertas anunciadas por bancos contra a crise
Entenda como ter acesso as ofertas anunciadas por bancos contra a crise do coronavírus (Imagem: Reprodução Google)

Outra medida importante e aguardada pelos empresários brasileiros é o financiamento da folha de pagamentos dos funcionários, o que ajudaria na manutenção de empresas e cargos durante a pandemia.

Embora benéficas no papel, as medidas estão encontrando diversos problemas para serem implementadas na prática.

Muitos são os relatos na internet de clientes que não estão conseguindo solicitar os benefício.

Confira um desses relatos, feitos no Reclame Aqui no dia de hoje, (27):

“Tenho um empréstimo no Banco Santander e na data de 09/04 solicitei pelo site do banco a Pausa das parcelas por 60 dias. recebi um SMS informando que em 05 dias úteis teria um retorno.

Até o momento não me retornaram e não pausaram as parcelas. Não consigo falar no 0800 e na agência da minha conta dizem que não podem fazer nada. Nunca atrasei nenhuma parcela e agora a do dia 20/04 está em atraso.

Preciso de um retorno urgente do banco.”

Possíveis motivos para o atraso

A Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN) afirmou que falta regulamentação do processo para as empresas.

Por se tratar de uma medida nova e inédita, os bancos alegam dificuldades operacionais para implementar as pausas.

O que podemos notar de comum em muitos relatos no Reclame Aqui é a falta de informação para os próprios funcionários dos bancos.

Em muitos relatos a equipe da agência não consegue informar corretamente ao cliente como proceder.

Foi exatamente isso que vimos na reclamação que compilamos aqui: “Não consigo falar no 0800 e na agência da minha conta dizem que não podem fazer nada”.

Atraso nos serviços dos bancos pode gerar aglomerações na agências

Em um momento em que todos estamos no esforçando para manter o isolamento social, é importante que os bancos consigam solucionar as demandas dos clientes pelos canais digitais.

Mesmo que a ida até a agência não seja indicada, muitos clientes acabam recorrendo ao atendimento físico após não conseguir solução via contato telefônico ou app.

Somado ao fato de muitos brasileiros indo às agência sacar o auxílio emergencial, isso pode se tornar um risco à saúde dos clientes.

Demora na análise do auxílio emergencial para clientes da Caixa Econômica

Embora os clientes da Caixa não encontrem problemas para fazer a solicitação da pausa de empréstimos ou pagamentos, desde o início de abril muitos estão informando grande demora na análise do auxílio emergencial.

Devido ao grande número de clientes e também por ser o único banco responsável pelo pagamento do benefício, a Caixa chegou a informar que recebeu milhões de pedidos nas primeiras semanas após o anúncio do governo federal.

Esse grande número de pedido com certeza vai interferir do tempo de espera do cliente, já que o banco estatal precisa analisar cada um deles antes da aprovação.

O que fazer caso minha solicitação não seja atendida pelo banco?

Se você estiver passando por esse problema, saiba como agir. Em primeiro lugar evite ao máximo ir até a agência e dê preferência ao atendimento remoto.

Além de te proteger de uma possível contaminação, essa dica te poupa tempo, já que os funcionários da agência podem não conseguir de ajudar.

Segundo as recomendações da Caixa, os clientes devem aguardar o prazo de 10 dias e utilizar os canais telefônicos de contato.

É possível que a dificuldade diminua com o tempo já que a cada dia mais funcionários são preparados para te ajudar no processo, por isso em algumas semanas o gargalo pode ter sido resolvido.

O modo ideal para resolver as pendências com os bancos, é entrar em contato por meio dos canais digitais e solicitar uma das ofertas anunciadas pela empresa durante os comerciais da TV ou nas redes sociais.

Para lhe auxiliar neste momento, separamos alguns canais de atendimento remoto dos principais bancos presentes no Brasil:

Caixa Econômica

Banco do Brasil

Banco Bradesco

Banco Santander

Banco Itaú Unibanco

Banco Safra