Quarentena em SP pode ser prorrogada se paulistas não seguirem ESTAS regras

Durante a pandemia do novo coronavírus, diversas ações estão sendo desenvolvidas para tentar frear a contaminação em massa pelo vírus. Neste sentido, a quarentena tem sempre se tornado uma ótima alternativa.

Quarentena em SP pode ser prorrogada se paulistas não seguirem ESTAS regras (Reprodução/Internet)
Quarentena em SP pode ser prorrogada se paulistas não seguirem ESTAS regras (Reprodução/Internet)

Não só no Brasil, mas no mundo todo, ações como estas estão sendo desenvolvidas. Em São Paulo, a taxa que mede o distanciamento social no estado manteve em 48% na última quinta-feira (23).

Mesmo sendo considerada a taxa média, o percentual ainda é baixo em diversas situações. O ideal para o processo é alcançar resultado acima de 70%. Porém, mesmo não conseguindo o governo ainda acredita que será satisfatório chegar aos 50%.

Para o governador do estado, João Doria, será necessário que haja modificações neste índice. Caso contrário, isto é, se taxa de isolamento no estado não crescer, a retomada das atividades econômicas, prevista para 11 de maio, pode não ser confirmada.

É importante destacar que as regras a serem seguidas são as recomendações do Ministério da Saúde, que detalham a necessidade dos brasileiros permanecerem em casa e diminuírem o fluxo de movimentação nas ruas.

Em entrevista, o governador destacou que caso a quarentena não seja mantida pelos paulistas, “não será possível realizarmos flexibilização na região metropolitana de São Paulo”. A decisão é válida para tanto a capital, região metropolitana e interior.

Caso não seja cumprido, uma nova decisão será anunciada no próximo dia 8 de maio, para pontuar a flexibilização gradual do isolamento na região que é uma das que mais sofre com o Covid-19. A cidade de São Paulo é o epicentro da doença o Brasil.

Ainda de acordo com o governador, cidades vêm conseguindo manter taxas altas de isolamento, como São Sebastião, localizada no litoral, em que 62% da população tem ficado em casa, mas a média do estado permanece baixa.

Vale ressaltar que o monitoramento acompanha um total de 104 municípios do estado, nos quais formam população acima de 70 mil habitantes. Central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.

No estado, o coronavírus tem provocado diversas ações. O número de casos é um dos maiores do país, atingindo, 16.740 casos confirmados e 1.345 óbitos. De acordo com dados do Ministério da Saúde, estão internados em unidades de terapia intensiva (UTIs) 1.148 pacientes e, em enfermarias 1.355 pessoas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!