Como começar a investir? Guia PRÁTICO para primeiros passos no mercado

Mesmo no meio de tantas turbulências, o mercado financeiro pode ser uma excelente maneira de multiplicar seu patrimônio no longo prazo. Contudo, como começar a investir em um cenário tão pessimista? Foi pensando exatamente nisto que preparei este guia para quem quer começar, mas não sabe como!

Como começar a investir? Guia PRÁTICO para primeiros passos no mercado
Como começar a investir? Guia PRÁTICO para primeiros passos no mercado (Imagem: Reprodução Google)

Escolha um corretora

Embora muitos bancos também reúnam produtos de investimentos para os correntistas, o ideal para o investidor é procurar uma instituição especializada e com taxas menores.

O primeiro passo é encontrar uma corretora de confiança e com boas condições de investimentos.

Neste primeiro momento pode ser melhor focar apenas nas taxas para Renda Fixa e depois as taxas cobradas em ações e derivativos.

Alguns pontos importantes na hora de escolher uma boa corretora:

  • Escolha uma empresa sólida e confiável.
  • Pesquise sobre o atendimento aos investidores.
  • Dê preferência à corretoras com portfólios de investimentos maiores.

Um bom exemplo de corretora de valores é a Easynvest, pois é simples de entender a plataforma e possui grande diversidade de serviços.

Construa sua Reserva de Emergência

Como tenho sempre falado, o primeiro investimento que deve ser feito e um dos mais importantes, é a sua Reserva de Emergência.

De maneira geral, a reserva de emergência é um investimento de suporte para gastos imprevistos e momentos emergenciais onde pode ser necessário fazer um saque de dinheiro no mesmo dia.

Por isso deve-se investir em um produto com alta liquidez, ou seja, com grande facilidade para fazer qualquer resgate e receber o valor investido o mais rápido possível.

O valor ideal da Reserva de Emergência é de 6 a 10 vezes seus gastos fixo mensais, alguns investimentos que ele pode incluir:

  • CDB’s pós-fixados com liquidez diária;
  • Tesouro Selic;
  • Contas digitais com rendimentos de 100% do CDI.

Invista para a sua aposentadoria

Após construir sua reserva de emergência, o próximo passo é escolher investimentos de longo prazo.

Investimentos de longo prazo também podem ser compra de imóvel, educação dos filhos etc qualquer objetivo financeiro que necessite de planejamento.

Como o horizonte de tempo para esse tipo de investimento é maior, o investidor pode se sujeitar a um nível de risco maior.

É aqui que podem entrar investimentos em Renda Variável, ações, commodities, moedas etc.

Para investimentos de longo prazo é importante pesquisar os produtos que existem em mais de uma corretora, assim você tem certeza antes de investir.

Alguns investimentos para longo prazo:

  • Ações e Fundos de Ações;
  • Fundos Multimercados;
  • Títulos de Renda Fixa High Grade.

Investimentos Pontuais

Com os maiores objetivos financeiros traçados, outros tipos de investimentos com prazos definidos são indicados para objetivos com prazos também definidos: viagem, casamento, graduação ou pós-graduação, enfim, objetivos futuros, mas com prazos mais ou menos definidos.

A vantagem deste tipo de investimento é aproveitar os títulos que não permitem resgate antecipado, geralmente este tipo de investimento tem uma taxa de juros maior e pode valer mais a pena ao investidor.

Para esse tipo de investimento, podemos usar:

  • CDB’s sem liquidez;
  • Tesouro Prefixado;
  • Tesouro IPCA+;
  • Debêntures e outros tipos de crédito privado.

Além de como começar a investir: acompanhando os investimentos

É importante manter uma planilha para acompanhamento da carteira, assim você sabe mais facilmente quais investimentos estão rendendo mais e quais já podem ou não serem resgatados.

Uma planilha de acompanhamento também vai te ajudar na hora de declarar imposto de renda. como um registro das suas movimentações.

E aqui uma última dica, é importante saber a hora certa de entrar e sair de um investimento, realizar muitas movimentações, ou resgatar na primeira desvalorização pode ser uma estratégia perigosa.

O ideal é entender cada momento e ter paciência para deixar o capital se valorizar. O mais indicado é pesquisar bastante e só realizar as movimentações nos momentos certos e quando tiver certeza.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!