Covid-19: Sem grana? Saiba como sobreviver à crise do coronavírus

Em meio a crise provocada pela pandemia do novo Covid-19, é importante ficar atento as questões financeiras de empresas e também lares de todo o Brasil. Neste sentido é importante ficar atento a diversos pontos para sobreviver neste período.

Covid-19: Sem grana? Saiba como sobreviver à crise do coronavírus (Reprodução/Internet)
Covid-19: Sem grana? Saiba como sobreviver à crise do coronavírus (Reprodução/Internet)

Para tentar contornar a situação, há ações que são simples e podem ser realizadas sem muito esforço, sempre ligadas a um bom planejamento financeiro e gestão pessoal são importantes. Confira dicas:

Antes de tudo, é importante abrir os planos financeiros de toda a família. Reunir-se e conversar sobre os investimentos, dinheiro emergencial guardado e diversas outras ações.

Com estes pontos em mente, comece traçando um planejamento das finanças considerando três meses. Caso tenha direito a benefícios do governo, inclua neste dinheiro total.

Neste momento de pandemia do Covid-19, quando a família tiver demissões, suspensão de contratos e afins, a renda pode ser comprometida – especialmente a dos informais. Por isso, ter controle é ideal.

Não é momento para luxos, descartar os gastos supérfluos é o caminho. A compra nesse momento deve ser por produtos mais simples, sem privilegiar grandes marcas.

Mesmo com reserva financeira, não saia gastando tudo. É importante ter ainda algum dinheiro guardado.

Reduzir os custos se torna essencial. TV a Cabo, pacotes de internet, telefonia e outros podem ser reduzidos. A compra de roupas, acessórios e móveis deve ser evitada.

Não gastar dinheiro com coisas sem necessidade é essencial. Fazer um bazar com seus produtos usados sem frequência pode ser ótimo para arrecadar uma renda nesse período.

No caso dos microempreendedores e informais, para tentar manter o seu negócio não faça loucuras. Fique atento aos planos do governo que oferecem condições especiais para a categoria, além de bancos.

Se for optar por um empréstimo, tenha em mente e busque por aqueles que não tenha juros altos, exemplo de cheque especial e cartão de crédito.

Alguns brasileiros não tem fundos reserva, nesta situação, busque pelo auxílio emergencial do governo. Optar por ter um comércio em casa é interessante, fazer artigos para venda online e outras atividades podem auxiliar na renda mensal.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.