Bradesco se posiciona sobre débito indevido dos consignados

Um episódio curioso aconteceu para servidores, aposentados e pensionistas do Estado do Rio que têm empréstimos consignados no Bradesco. Na última terça (21), o banco realizou o débito em conta bancária deste público dos valores do pagamento.

Bradesco se posiciona sobre débito indevido dos consignados (Reprodução/Internet)
Bradesco se posiciona sobre débito indevido dos consignados (Imagem: Reprodução/Internet)

Mas, até aí nenhuma estranheza se não fosse que o débito já é descontado automaticamente na folha destes profissionais. Ou seja, o valor do consignado foi debitado duas vezes. A empresa destaca que esse erro foi provocado mediante a um problema operacional.

Em nota enviada à imprensa, Bradesco pontua que o problema foi entre o governo do Rio de Janeiro e a empresa Talketelecom.

“Bradesco recebeu um arquivo de consignação que apresentava falhas sistêmicas no processamento dos dados. O banco informa que esse processo já está sendo corrigido sem nenhum prejuízo aos servidores”, explica a nota.

É necessário anotar o número do protocolo do pedido de devolução. Caso o banco não estorne o valor em 30 dias, o servidor poderá entrar com uma ação na Justiça. Esta ação pode incluir também a questão dos danos morais.
Vale relembrar que inicialmente o banco negou o desconto em duplicidade, porém tinha já admitido o erro para os servidores que reclamaram pelos canais de atendimento e afirmou que faria o estorno do valor debitado.
Em entrevista ao portal EXTRA, alguns servidores relataram que o dinheiro voltou para a conta após terem questionado o débito indevido.

Outras ações do Bradesco

O Bradesco também realizou a prorrogação de dívidas, dando até 60 dias para o pagamento dos empréstimos de: crédito pessoal sem garantia (exceto antecipações e crédito universitário); crédito parcelado.

Além destes, parcelamento de cheque especial, reorganização financeira e microcrédito produtivo orientado também entram no pacote de medidas disponível para os clientes aderirem.