4 passos para organizar sua vida financeira durante a pandemia

O país está vivendo uma das maiores crises econômicas da década. Com a chegada do novo coronavírus, a maioria dos setores do mercado estão paralisados e com isso milhares de pessoas encontram problemas para reorganizar as contas. Numa fase de instabilidade trabalhista, cortes de salários, desempregos e elevação de preços, saber organizar sua vida financeira tornou-se um ponto essencial para poder lidar com os próximos meses. No texto abaixo, separamos algumas dicas para você planejar sua renda durante a pandemia.  

5 passos para organizar sua vida financeira durante a pandemia (Imagem: Reprodução - Google)
5 passos para organizar sua vida financeira durante a pandemia (Imagem: Reprodução – Google)

Revise o seu orçamento  

O primeiro passo mais importante para enfrentar momentos de crise é saber exatamente o valor do seu orçamento. Quantias que entram e saem precisam ser contabilizadas de modo que você saiba quais são os recursos disponíveis para o mês.

Na semana de recebimento do salário ou auxílio, coloque os valores na ponta do lápis de modo que possa visualizar, de forma geral, as despesas previstas. Assim, será possível saber quanto deverá encaminhar para cada obrigação, e saber o que sobra.  

Evite compras supérfluas  

Em muitos casos, ficar em casa o tempo inteiro torna-se uma tentação para aqueles que gostam de conferir sites e aplicativos de venda.

Por se tratar de um período de extrema restrição e instabilidade financeira, não é recomendado que sejam feitas compras desnecessárias.

Nesse momento, poupar os recursos que sobram no fim do mês pode ser uma ótima oportunidade para gerenciar futuras crises. Então, ao fazer a lista de compras do mês, leve em consideração os pontos básicos mais importantes como saúde e alimentação.  

Priorize pagamentos à vista 

Para os amantes do cartão de crédito, o período é tentador, tendo em vista que as taxas de juros estão registrando baixas históricas. Além disso, com a prorrogação de pagamentos nas parcelas, os titulares ficam motivados a gastos divididos.

No entanto, mesmo com as ofertas que parecem ser uma boa ideia, especialistas afirmam que a melhor opção é a realização de compras à vista. O serviço evita surpresas indesejadas, além de limitar o valor gasto mediante a quantia recebida. E trazer um melhor controle para sua vida financeira.

Organize seu setor financeiro priorizando contas 

Na hora de pagar as contas, leve em consideração as datas de vencimentos, valores e serviços essenciais. Isso auxiliará caso tenha algum boleto que não possa ser quitado de forma imediata.

É importante priorizar tarifas como energia, aluguel, água, internet e plano de saúde, para depois atender a outras demandas como cartões de créditos, assinaturas, entre outras.  

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.