Dados inconclusivos: Estes 5 motivos podem ter bloqueado seu auxílio emergencial

O auxilio emergencial de R$600 veio para ajudar os trabalhadores e suas famílias a enfrentarem esse momento de economia complicada devido a pandemia do novo coronavírus. Porém muitos ainda não receberam uma resposta positiva e no aplicativo encontram a situação como dados inconclusivos. Qual motivo desta mensagem? Sabia aqui o que pode estar acontecendo.

5 Motivos podem ter bloqueado seu acesso ao auxílio emergencial
5 Motivos podem ter bloqueado seu acesso ao auxílio emergencial (Imagem: FDR)

Se na situação do benefício, consta a mensagem “dados inconclusivos”, provavelmente você esqueceu ou inseriu algum dado de forma incorreta no momento que requisitou o benefício. Se isto aconteceu, você terá que realizar o pedido de novo. Os motivos completos para a recusa na concessão do beneficio são:

  1. Marcou como chefe de família porém não inseriu nenhum membro familiar;
  2. Não colocou informação do sexo nas bases do governo federal;
  3. Dados da família colocados de forma errada como por exemplo, CPF e data
    de nascimento;
  4. Divergência de cadastramento entre membros da mesma família;
  5. inclusão de alguma pessoa da família com indicativo de óbito.

A Caixa Econômica não informou qual é o prazo de resposta para as pessoas que refizerem o cadastro de solicitação do auxílio emergencial.

Para evitar que você demore ainda mais para receber o auxílio preste muita atenção no momento que for inserir os seus dados no aplicativo ou no site.

Aplicativo Auxílio emergencial

Este aplicativo é destinado para que as pessoas que se enquadram nos requisitos possam pedir o auxílio emergencial.

Para solicitar, o requerente precisa inserir os dados pessoais que serão pedidos. Estas informações seguem para o Dataprev, empresa responsável pela verificação dos dados.

Ao chegar no Dataprev os dados serão analisados para confirmar se aquele trabalhador tem direito ao auxílio ou não. O requerente precisa aguardar a resposta que será dada no próprio aplicativo .

Após a realização do cadastro, o trabalhador pode verificar se o auxílio foi ou não concedido clicando na opção “acompanhe sua solicitação”.

Cabe recurso ao auxílio negado

A Caixa informou que as pessoas que receberem uma resposta negativa em relação ao auxílio, têm o direito de contestar a decisão ou até mesmo se cadastrar novamente pelo aplicativo do auxílio ou no site da Caixa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.