URGENTE: 2ª parcela do auxílio emergencial NÃO será paga na data prometida

Antecipação do auxílio emergencial é cancelada. Nesta quinta-feira (23), milhares de brasileiros seriam contemplados com o pagamento da segunda parcela do coronavoucher. No entanto, o Ministério da Cidadaniinformou que a liberação foi suspendida e só acontecerá a partir do mês de maio. De acordo com o ofício repassado para a imprensa, a alta procura e contabilização de novos cadastros no auxílio emergencial impediram que a administração pública adiantasse o segundo valor do benefício.  

URGENTE! 2° parcela do auxílio emergencial NÃO será paga como prometido (Imagem: Reprodução - Google)
URGENTE! 2° parcela do auxílio emergencial NÃO será paga como prometido (Imagem: Reprodução – Google)

“Tanto o Ministério da Cidadania quanto a Caixa manifestaram seu desejo de antecipar o pagamento da segunda parcela. No entanto, devido ao alto número de informais cadastrados e a determinação do governo em não deixar ninguém para trás, todas as expectativas foram superadas e tornou-se imperativo solicitar crédito suplementar para poder completar o atendimento a todos“, disse a pasta, em nota à imprensa.  

O anuncio da mudança de calendário tinha sido feito nessa segunda-feira (20), pelo então ministro Onyx Lorenzoni. O representante tinha informado que os valores passariam a ser depositados a partir desta quinta-feira e se estenderiam até a próxima semana.

Os primeiros contemplados seriam os nascidos entre janeiro e fevereiro que já estavam registrados no Cadastro Único. Por fim, a liberação ocorreria para os cadastrados no Bolsa Família 

“É importante frisar que o objetivo é garantir o atendimento a todas as pessoas elegíveis de acordo com a lei aprovada. Desta forma, após a definição da suplementação orçamentária a ser feita pelo Ministério da Economia, iremos completar o atendimento da primeira parcela e anunciar o calendário de pagamento da segunda parcela do Auxílio-Emergencial no mês de maio. Todos os que forem elegíveis de acordo com a lei irão receber“, informou a nota do ministério.  

A publicação afirma ainda que o cancelamento do pagamento foi determinado sob recomendação da Controladoria Geral da União (CGU). 

De acordo com o texto, o governo precisa contabilizar o valor das despesas nos cofres públicos mediante a aceitação de novos cadastros no auxílio emergencial.

Segundo a informação repassada na nota, para cada um dos três lotes disponíveis o governo tem em caixa R$32,7 bilhões para serem pagos. Nesse primeiro momento já foram repassados R$31,3 bilhões, sendo que faltam ser confirmadas as análises de 12 milhões de cadastros da primeira parcela. 

Foi então, que a CGU recomendou finalizar o primeiro lote para só depois pensar em antecipar o segundo pagamento. 

 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.