Acompanhe o SEU pedido do auxílio emergencial por esse passo a passo!

O auxílio emergencial liberado pelo governo federal para auxiliar brasileiros em situação de vulnerabilidade já teve seu calendário de pagamentos iniciado, mas alguns beneficiários ainda estão em dúvida de como acompanhar a solicitação.

Acompanhe o SEU pedido do auxílio emergencial por esse passo a passo! (Montagem/FDR)
Acompanhe o SEU pedido do auxílio emergencial por esse passo a passo! (Montagem/FDR)

Isto porque nem todos os brasileiros que se enquadram nos critérios de recebimento estão automaticamente cadastrados. Vale ressaltar que os beneficiados do Bolsa Família já recebem os R$ 600 de forma automática, quando mais vantajoso, o mesmo é válido para inscritos no Cadastro Único.

Mas ainda há um público que necessita realizar um cadastro, através do aplicativo “Caixa – Auxílio Emergencial” ou site com mesmo nome. Neste sentido, é importante ficar atento aos pontos observados na hora de cadastrar no app e acompanhar a solicitação.

Ao entrar em qualquer um desses meios, o usuário irá encontrar uma tela de simples guia e que irá solicitar documentos padrões – clicando em “Realize sua Solicitação“. Depois de preenchido, o governo irá realizar uma análise dos dados para verificar se o interessado é apto.

Serão cobradas as seguintes informações:

  • Nome completo
  • CPF
  • Nome da mãe
  • Data de Nascimento
  • Número de telefone
  • Renda, ramo de trabalho, estado e cidade
  • Dados de todos os moradores do núcleo familiar (Nome completo e CPF)
  • Conta bancária

Pronto, com essas informações em mãos, o interessado pode acessar um dos meios e preencher os campos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
imagem do cartão
Você foi selecionado para ter um cartão de crédito, sem anuidade hoje mesmo.
Faça sua aplicação!
277 pessoas solicitando no momento...

Vale destacar que ministro Onyx Lorenzoni pontou que pessoas que não tenham acesso à internet, será possível também fazer o registro em agências da Caixa ou lotéricas.

Acompanhando a solicitação do auxílio emergencial

Com o benefício em análise, será possível acompanhar diariamente o status da solicitação. O governo detalha que em até 7 dias úteis os interessados podem obter uma resposta positiva ou negativa do banco.

Caso seja aprovado, agora deverá esperar o repasse do valor. Procedimento poderá ser visualizado através de aplicativo do banco no qual indicou o depósito. Mas se o beneficiado não tem conta em nenhum banco, conta digital será criada na Caixa.

Com a conta digital, será necessário baixar o app “Caixa Tem” e acompanhar se o dinheiro já foi depositado. Com o dinheiro em conta, seja no Caixa Tem ou aplicativo de seu banco, o beneficiado poderá utilizar para pagar boletos, como conta de água, luz e telefone sem sair de casa.

Além deste público, ainda há aquele que tem o pedido negado. Nesta situação, Caixa detalha que poderá ser solicitada uma revisão no benefício e a Dataprev – órgão do governo responsável pelo cruzamento de dados – realizará uma nova análise e o mesmo critério de tempo será observado.

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.