Pendências no CPF? Veja AQUI como resolver!

Ontem (23), a Caixa começaria a disponibilizar a segunda parcela do auxílio emergencial de R$600 para os trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI) e os beneficiários do Bolsa Família. No entanto, a antecipação desse crédito foi prorrogada para maio. Apesar disso, muitos dos solicitantes do benefício ainda não conseguiram a liberação do benefício por conta de pendências no CPF.

Pendências no CPF? Veja AQUI como resolver!
Pendências no CPF? Veja AQUI como resolver! (Foto:Google)

Os problemas mais comuns no CPF são de dados pessoais informados errados, ou até desatualizados, a falta de entrega da declaração do imposto de renda e pendências eleitorais.

Além disso, também são encontram erros na análise as pessoas com vínculo formal de emprego, servidores públicos e aqueles que fizeram o cadastro do documento de pessoas que já faleceram. 

Todos os problemas podem ser resolvidos pelo site da Receita federal.O prazo para que seja realizada essa regularização é de 72 horas.

Caso a pendência seja referente à declaração do Imposto de Renda dos últimos cinco anos, o atendimento pode ser feito por e-mail e o endereço vai variar conforme a região fiscal do seu estado.

Confira os endereços de e-mail, de acordo com o estado.

Região fiscal 

Estados 

DF, GO, MT, MS e TO

Email

atendimentorfb.01@rfb.gov.br

AC, AM, AP, PA, RO e RR atendimentorfb.02@rfb.gov.br
CE, MA e PI atendimentorfb.03@rfb.gov.br
AL, PB, PE e RN atendimentorfb.04@rfb.gov.br
BA e SE atendimentorfb.05@rfb.gov.br
MG atendimentorfb.06@rfb.gov.br
ES e RJ atendimentorfb.07@rfb.gov.br
SP atendimentorfb.08@rfb.gov.br
PR e SC atendimentorfb.09@rfb.gov.br
10ª RS atendimentorfb.10@rfb.gov.br

 

Pendências eleitorais no CPF

O CPF pode ficar irregular por causa de alguma pendência com a Justiça Eleitoral, se deixou de votar em alguma eleição e não justificou. Nesse caso, não é necessário fazer nada. 

A Receita afirma que regularizou automaticamente as pendências de 11 milhões de pessoas nessa situação, incluindo aquelas que não cumprem os critérios para receber o auxílio emergencial.

Essa medida foi tomada excepcionalmente por causa do estado de calamidade, já que os cartórios eleitorais estão fechados.

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.