Após quase 2 meses de quarentena causada pelo coronavírus, o governador de São Paulo João Doria, anunciou o inicio da reabertura do comércio que será feita de forma gradual a partir de 11 de maio. Este retorno acontece por etapas, levando em consideração as condições de cada região do estado.
Detalhes mais consistentes de quais estabelecimentos podem voltar a operar serão divulgados no dia 8 de maio.
Plano São Paulo foi o nome dado a esta estratégia de reabertura da economia após a quarentena. Para determinar de que forma o comércio volta a operar, serão consideradas a situação de cada região ou cidade do estado.
“Nós não estamos anunciando que no dia 11 de maio nós não teremos nenhuma quarentena. Teremos o Plano São Paulo, flexível, amparado sempre na ciência, na medicina, nas questões regionais, em dados analíticos e também na economia”, disse Dória.
Cada local receberá uma classificação que leva em conta de que forma a doença está evoluindo e serão três níveis de risco: zona vermelha, zona amarela e zona verde, que consideram a gravidade local.
Todos os dias, os leitos vagos nos hospitais de cada local será monitorado. Desta forma são definidos o quanto o isolamento pode ser afrouxado.
“Lembrando que hoje nós temos todas as regiões entre a vermelha e a amarela. Para estar na zona verde, nos precisamos alcançar um baixo número de casos, baixa ocupação de leitos de UTI, testes disponíveis para sintomáticos e suspeitos, e protocolos setoriais implementados”, disse Patrícia Ellen, secretaria do Desenvolvimento Econômico.
José Germann, o secretário estadual da Saúde, disse que as diferenças implantadas em cada região é importante, pois o país e o estado são heterogêneos e possuem características diferentes. Por conta disso, a regionalização é importante para avalia-las em seu momento atual.
A quarentena começou no dia 24 de março nos 645 municípios do estado. Até a última terça (21), São Paulo registrava 1.037 mortes pelo coronavírus e mais de 14 mil casos confirmados.
A taxa de isolamento em São Paulo atingiu 57% e Dória agradeceu a compreensão da população. Ele reafirmou a importância de se permanecer em casa e que taxas de isolamento acima de 50% continuam sendo o ideal.