URGENTE: 2° parcela do Auxílio Emergencial já tem nova data pela Caixa

Mudanças no calendário de pagamento do auxílio emergencial. Nessa segunda-feira (20), o presidente da Caixa Econômica FederalPedro Guimarães, informou que a segunda parcela do benefício será antecipada. De acordo com ele, os brasileiros passarão a receber uma nova quantia já nessa quinta-feira (23), mesmo tendo o primeiro depósito feito também nessa semana. A mudança foi motivada pelo fluxo de solicitações.  

URGENTE! Caixa anuncia antecipação da 2° parcela do auxílio emergencial (Imagem: Reprodução - Google)
URGENTE! Caixa anuncia antecipação da 2° parcela do auxílio emergencial (Imagem: Reprodução – Google)

Desse modo, aqueles que iriam começar a receber no dia 27, terão os valores liberados no dia 23. Serão contemplados os nascidos entre os meses de janeiro e fevereiro. Na sequência, no dia 24, o auxílio ficará autorizado para quem nasceu entre março e abril e assim por diante. 

Leia também: Tem direito ao auxílio emergencial? Escolha a melhor conta digital para receber os R$600 

Calendário segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600

Data do pagamento Mês de nascimento
Quinta-feira (23/4) janeiro e fevereiro
Sexta-feira (24/4) março e abril
Sábado (25/4) maio e junho
Segunda-feira (27/4) julho e agosto
Terça-feira (28/4) setembro e outubro
Quarta-feira (29/4) novembro e dezembro

Por fim, os depósitos serão feitos para os beneficiários do Bolsa Família, conforme o calendário já anunciado pelo próprio programa.

De acordo com o cronograma, os pagamentos do mês de maio estão datados a partir do dia 18, e em junho para o dia 17. É válido ressaltar que, para esse grupo, a liberação segue uma ordem diferente, levando em consideração os informes do ministério da cidadania.  

Em entrevista, Guimarães afirmou que, mesmo aqueles que tiveram algum atraso no recebimento dessa primeira parcela, devem receber a segunda nas datas apresentadas.

Segundo ele, nas últimas semanas, a instituição já concedeu mais de 24 milhões de pagamentos, sendo registrados mais de 50 milhões de downloads no aplicativo do auxílio emergencial.  

Sobre o cadastro  

A solicitação do benefício vem sendo realizada por meio do aplicativo ‘Auxílio Emergencial’ ou site.

Ao baixar a ferramenta, o usuário precisa preencher um formulário com seus dados, enviando o número de suas documentações, datas de nascimento, situação empregatícia, informes de renda, endereço e mais.  

Leia também: Aprenda a pedir seguro desemprego após demissão motivada pela crise 

Depois de completar o quadro de perguntas, ele deve confirmar estar ciente de seu compromisso com a verdade das informações enviadas e encaminhar a solicitação.

O prazo médio para a resposta da aprovação é de 5 dias, mas tende a ser liberado em até 24h. Depois de aceito pelo governo federal, os depósitos devem ocorrer em até 3 dias, por meio das contas informadas na hora do registro ou pela poupança digital da Caixa. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.