URGENTE: 2° parcela do Auxílio Emergencial já tem nova data pela Caixa

Mudanças no calendário de pagamento do auxílio emergencial. Nessa segunda-feira (20), o presidente da Caixa Econômica FederalPedro Guimarães, informou que a segunda parcela do benefício será antecipada. De acordo com ele, os brasileiros passarão a receber uma nova quantia já nessa quinta-feira (23), mesmo tendo o primeiro depósito feito também nessa semana. A mudança foi motivada pelo fluxo de solicitações.  

URGENTE! Caixa anuncia antecipação da 2° parcela do auxílio emergencial (Imagem: Reprodução - Google)
URGENTE! Caixa anuncia antecipação da 2° parcela do auxílio emergencial (Imagem: Reprodução – Google)

Desse modo, aqueles que iriam começar a receber no dia 27, terão os valores liberados no dia 23. Serão contemplados os nascidos entre os meses de janeiro e fevereiro. Na sequência, no dia 24, o auxílio ficará autorizado para quem nasceu entre março e abril e assim por diante. 

Leia também: Tem direito ao auxílio emergencial? Escolha a melhor conta digital para receber os R$600 

Calendário segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600

Data do pagamento Mês de nascimento
Quinta-feira (23/4) janeiro e fevereiro
Sexta-feira (24/4) março e abril
Sábado (25/4) maio e junho
Segunda-feira (27/4) julho e agosto
Terça-feira (28/4) setembro e outubro
Quarta-feira (29/4) novembro e dezembro

Por fim, os depósitos serão feitos para os beneficiários do Bolsa Família, conforme o calendário já anunciado pelo próprio programa.

De acordo com o cronograma, os pagamentos do mês de maio estão datados a partir do dia 18, e em junho para o dia 17. É válido ressaltar que, para esse grupo, a liberação segue uma ordem diferente, levando em consideração os informes do ministério da cidadania.  

Em entrevista, Guimarães afirmou que, mesmo aqueles que tiveram algum atraso no recebimento dessa primeira parcela, devem receber a segunda nas datas apresentadas.

Segundo ele, nas últimas semanas, a instituição já concedeu mais de 24 milhões de pagamentos, sendo registrados mais de 50 milhões de downloads no aplicativo do auxílio emergencial.  

Sobre o cadastro  

A solicitação do benefício vem sendo realizada por meio do aplicativo ‘Auxílio Emergencial’ ou site.

Ao baixar a ferramenta, o usuário precisa preencher um formulário com seus dados, enviando o número de suas documentações, datas de nascimento, situação empregatícia, informes de renda, endereço e mais.  

Leia também: Aprenda a pedir seguro desemprego após demissão motivada pela crise 

Depois de completar o quadro de perguntas, ele deve confirmar estar ciente de seu compromisso com a verdade das informações enviadas e encaminhar a solicitação.

O prazo médio para a resposta da aprovação é de 5 dias, mas tende a ser liberado em até 24h. Depois de aceito pelo governo federal, os depósitos devem ocorrer em até 3 dias, por meio das contas informadas na hora do registro ou pela poupança digital da Caixa. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.