Caixa Tem: aprenda a usar aplicativo da conta digital do banco

O calendário para realizar o pagamento do auxílio emergencial de R$600 é seguido pela Caixa Econômica Federal. As pessoas que não possuem conta em nenhum banco, durante o cadastro no app ou site, puderam criar sua própria conta digital. Para administrar o dinheiro a ser recebido, esse público deve baixar o aplicativo Caixa Tem.

Caixa Tem: aprenda a usar aplicativo de conta digital do banco
Caixa Tem: aprenda a usar aplicativo de conta digital do banco (Imagem:Reprodução/Google)

Na segunda-feira (19), foram creditados pagamentos para 6.154.392 pessoas, entre eles os beneficiários do Bolsa Família e inscritos no aplicativo e site, que iriam receber por meio de poupança digital do banco. 

Apesar do depósito, o saque só poderá ser realizado a partir do dia 27 de abril. Antes disso, os trabalhadores poderão fazer a movimentação da conta pelo aplicativo Caixa Tem. 

O aplicativo permite que sejam realizados três transferências gratuita para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias

Além disso, vai oferecer a possibilidade de pagamento de boletos como contas de água, luz, telefone, e entre outras. 

O usuário também pode consultar saldo e extrato, fazer pagamentos e transferências de até R$ 600 por transação e até R$ 1 mil por dia.

Como movimentar o auxílio no Caixa Tem

  • Baixe o aplicativo por meio da Google Play ou pela App Store;
  • Após o download, abra o aplicativo e clique na opção “SOU BENEFICIÁRIO”;
  • Digite o número do seu CPF para continuar;
  • Depois, o usuário deve digitar um código de segurança que será enviado através de mensagens (SMS) do seu celular, após a utilização do aplicativo para solicitação do auxílio emergencial. A mensagem dirá o seguinte “Auxílio: Seu código é XXXXXX, válido até XX/0X/20. Não Compartilhe.” Caso você não tenha mais o código será possível gerar um novo
  • Depois de digitar o código uma tela com a mensagem: “Estamos quase prontos”. Aperte na opção “CONTINUA”.
  • O aplicativo vai solicitar o Login Caixa. Para aqueles que já se cadastraram em outros aplicativos como o do FGTS ou Habilitação Caixa será possível usar a mesma senha.
  • Se você nunca fez esse cadastro será preciso preencher algumas informações para continuar. Primeiro será o número do seu CPF, o nome completo, a data de nascimento e o endereço de e-mail.
  • Por último, cadastre uma senha. A senha não poderá ter mais de 2 números em sequência (por exemplo 1 e 2 ou 8 e 9) nem poderá ser a data do seu nascimento. Aperte em não sou um robô
  • No e-mail a mensagem será enviada com o nome Login Caixa. Abra e clique no link para confirmar suas informações. Se não encontrar o e-mail na caixa de entrada é possível que ele esteja na sua pasta de SPAM
  • O link irá redirecioná-lo para a tela de login. Digite o seu CPF e em seguida a sua senha
  • Mais algumas informações serão requisitadas como o número do seu celular e o CEP de onde você mora
  • O aplicativo irá direcioná-lo para a página principal. Aperte em “Auxílio Emergencial”
  • Uma nova tela irá aparecer com a mensagem “Por aqui você pode consultar o seu Auxílio na sua conta Poupança Social Digital”. Clique na opção “Consultar o Auxílio na Poupança Social Digital”. Então a mensagem “Vinculação de Dispositivo ao CPF” irá surgir. Aguarde
  • Para vincular o seu celular ao app Caixa tem será enviada a você uma mensagem de texto (SMS). Aperte em receber código. Em seguida, cheque suas mensagens e, se já recebeu o número, digite no aplicativo e clique em “Enviar
  • Para facilitar a identificação de qual aparelho está cadastrado no Login Caixa escolha um nome e digite no campo “Nome do Dispositivo”. Poderá ser a marca ou o modelo do seu celular, por exemplo
  • Você estará de volta na tela inicial e poderá consultar o seu benefício clicando na primeira opção “Auxílio Emergencial”. O usuário poderá consultar seu saldo, extrato e realizar pagamentos e transferências quando receber o valor.