Está inscrito no CadÚnico? Apenas isso não garante o acesso ao auxílio emergencial

O auxilio emergencial do governo de R$600 vai ajudar o orçamento das famílias neste momento crítico causado pela pandemia. Porém, as pessoas que estão inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) precisam ficar atentas, pois 30% delas não são aptas a receber o auxílio.

Está inscrito no CadÚnico? Apenas isso não garanti o acesso ao auxílio emergencial
Está inscrito no CadÚnico? Apenas isso não garanti o acesso ao auxílio emergencial (Imagem: FDR)

A Dataprev, empresa pública encarregada de analisar os dados e selecionar quem tem direito ao auxílio emergencial, informou que já finalizou dois sistemas de conferência de dados.

Esta análise que cruzou os dados destes sistemas, aprovou 51,4 milhões de pessoas que estão inscritas no Cadastro Único. Esta quantidade representa 70% dos inscritos no cadastro. O restante, 30%, não foram aprovados nos requisitos para receber o auxílio.

Leia Mais: Gasolina diminuí valor, mas consumidor não sente diferença

Do total de 51,4 milhões aprovados, uma média de 9,6 milhões se referem aos inscritos no CadÚnico e que não recebem o Bolsa Família. Os outros 41,8 milhões são beneficiários do Bolsa Família. No total, o CadÚnico conta com 73,4 milhões de cadastros e administrado pela Caixa.

Já foram finalizados os cruzamentos de todos os inscritos uma média de mais de 73,4 milhões de brasileiros no Cadastro Único até o dia 20 de março, com os mais de 33 bilhões de registros do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que incluem por exemplo, as bases oficiais que contem informações sobre os vínculos empregatícios, remunerações, contribuições ao INSS, etc.

Calendário de pagamentos do auxílio emergencial nesta semana

  • 20/04 segunda: Começam a receber os beneficiários do Bolsa Família que contam com o Número de Identificação Social (NIS) final 3.
  • 22/04 quarta: É a vez dos beneficiários do Bolsa Família que contam com o Número de Identificação Social (NIS) final 4.
  • 23/04 quinta: Chega o dia dos beneficiários do Bolsa Família que contam com o Número de Identificação Social (NIS) final 5.
  • 24/04 sexta : o calendário de pagamentos da semana se encerra com os beneficiários do Bolsa Família que contam com o Número de Identificação Social (NIS) final 6.

Este é o calendário da semana da primeira parcela do auxílio emergencial. O segundo pagamento será feito entre os dias 27 a 30 de abril. E por fim, a terceira parcela será paga entre os dias 26 e 29 de maio.

Leia Mais: O 136 ligou para seu Celular? Entenda porque você deve atender

15 milhões de brasileiros fizeram o cadastro no dia 7 de abril, data de lançamento do aplicativo do auxílio emergencial. O número de downloads foi de 40 milhões em apenas um dia, o aplicativo já foi verificado pelo Google e pela Apple.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.