AUTORIZADO: Caixa libera pedidos do auxílio emergencial para 9 milhões de pessoas

Uma das medidas criadas pelo governo para auxiliar os brasileiros durante a pandemia do novo coronavírus, o auxílio emergencial, foi liberado para mais de 9 milhões de pessoas nesta quinta-feira (16) pela Caixa.

Caixa atualiza pedido do auxílio emergencial para mais 9 milhões de pessoas (Montagem/FDR)
Caixa atualiza pedido do auxílio emergencial para mais 9 milhões de pessoas (Montagem/FDR)

De acordo com o banco, foi comunicado nas 18h desta quinta para aqueles que tinham realizado o cadastro no aplicativo “Caixa – Auxílio Emergencial“, mas não tinham sido ainda aprovados, ou seja, a solicitação estava em análise.

Leia Também: Dois grupos recebem R$600 do auxílio emergencial nesta quinta-feira; confira calendário!

Desta forma, este público deverá agora aguardar o pagamento do benefício. Não é necessário ir à uma agência Caixa, uma vez que o depósito será realizado na conta indicada, mas caso o beneficiário não seja correntista de nenhuma instituição, o governo irá criar uma conta poupança digital na Caixa para realizar a movimentação.

Nos casos em que for criada a conta digital, ele não poderá sacar a primeira parcela imediatamente, será necessário aguardar a continuidade do calendário que obedece a segunda parcela de acordo com o mês de nascimento.

Serão 9 milhões do total de 36 milhões que solicitaram o benefício. Deste total, 3,5 milhões de pessoas receberam o depósito de R$ 600 ainda nesta quinta. Já 1,5 milhão, até o próximo sábado. Por fim, e 4,2 milhões de pessoas, nos quais não tinham conta em banco, terão o depósito até a segunda-feira da próxima semana (dia 20).

Vale ressaltar que o pagamento será feito apenas mediante o aplicativo “Caixa Tem” para os que não tem conta bancária e os beneficiários inscritos no Cadastro Único – não recebedores do Bolsa Família – e sem conta na Caixa ou Banco do Brasil.

Nele, as pessoas colocam seus dados. A partir disso, a Caixa envia para o Ministério da Cidadania e a Dataprev, para fazer a verificação.

Leia Também: Santander anuncia novo prazo para pagar financiamento de automóvel

Problemas no auxílio emergencial com o CPF

Diversos brasileiros estavam enfrentando problemas na hora de solicitar o benefício, mediante a questões ligadas a irregularidades no CPF. Pensando em ajudar a população neste sentido, nova versão do app será lançada.

O aplicativo “Caixa – Auxílio Emergencial” irá permitir que pessoas com problemas no CPF em função de pendências eleitorais possam fazer o cadastramento normalmente.

Novidade será lançada a partir da próxima segunda (20). De acordo com a Caixa, 12 milhões de CPFs foram liberados para cadastramento por conta deste ponto. Os CPFs, no entanto, ainda precisarão ser validados pela Dataprev, seguindo todo o procedimento estabelecido.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!