Entenda as cotas do PIS e veja se tem direito de receber

As cotas do fundo PIS/PASEP são pagas aos trabalhadores com carteira assinada e que estavam trabalhando entre os anos de 1971 e 1988. O PIS é pago aos funcionários do setor privado e o PASEP para funcionários do setor público.

Entenda as cotas do PIS e veja se tem direito de receber
Entenda as cotas do PIS e veja se tem direito de receber (Montagem: FDR)

Os trabalhadores deste período e seus herdeiros também podem ter direito aos valores. O trabalhador que ainda não efetuou o saque pode recuperar o dinheiro na Caixa Econômica para o PIS ou o Banco do Brasil para o PASEP.

Leia Mais: Coronavírus: especialistas preveem 500 mil de pessoas vivendo na pobreza

Você pode saber se tem direito, para isso é preciso consultar sua carteira de trabalho. Para os cotistas que já faleceram, o pagamento pode ser efetuado para os herdeiros, que devem apresentar os documentos solicitados.

PIS

O saque do PIS de valores de no máximo R$3.000 é realizado com o Cartão Cidadão juntamente com a senha nos caixas eletrônicos, em casas lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui. Caso o seu valor de saque ultrapasse este limite, será preciso ir até uma agência da Caixa portando um documento de identificação com foto.

De acordo com informações da Caixa, uma média de 9,3 milhões de pessoas ainda não realizaram o saque, o que representa R$16,95 bilhões. Para realizar a conferência de seu saldo, entre no site da Caixa.

PASEP

Já para o PASEP, o saque é realizado através do Banco do Brasil, mediante a apresentação de documento com foto. Neste momento, é administrado pelo banco 1,39 milhão de cotas.

Para consultar seus valores é necessário entrar neste site e inserir o seu número do PASEP. Para consultas presenciais, pode ser utilizado nas caixas eletrônicos, usando o cartão da conta, indo na opção Extratos, Extratos diversos e por fim Agenda Financeira.

Devido a pandemia do coronavírus em que somos orientados a evitar aglomerações, o uso dos canais digitais dos bancos é a ferramenta ideal e recomendada neste momento.

O saque das cotas só pode ser feito integralmente e não sofre desconto do Imposto de Renda. Os trabalhadores que ja sacaram o valor uma vez não tem mais direito ao dinheiro. Não há prazo para o resgate.

Leia Mais: EMPREGO: Recife lança edital selecionando 40 médicos para hospital de campanha

Confira o calendário dos saques da cota PIS e PASEP

Quem tem direito Recebe a partir de
Crédito em conta na Caixa para todas as idades A partir de 19/08/2019
Idade a partir de 60 anos A partir de 26/08/2019
Pagamento para todas as idades A partir de 02/09/2019

 

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.