Auxílio doença do INSS muda regras durante a pandemia do Covid-19; veja como pedir

Na última sexta-feira (10), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que os sistemas dos órgãos já estão adaptados para receber os atestados médicos dos trabalhadores que estão na fila do auxílio-doença e queiram solicitar a antecipação no valor de R$1.045.

Auxílio doença do INSS muda regras durante a pandemia do Covid-19; veja como pedir
Auxílio doença do INSS muda regras durante a pandemia do Covid-19; veja como pedir (Imagem:Montagem/FDR)

O segurado pode enviar o atestado diretamente pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo. Para aqueles que já possuem o aplicativo, é necessário baixar a atualização que está disponível para Android e iOS.

Leia Também: INSS: Saiba quais cuidados tomar antes de enviar atestado médico no portal

Uma portaria publicada no dia 7 de abril autorizou que fosse antecipado automaticamente um salário mensal para requerentes do auxílio-doença mediante apenas apresentação de atestado médico, sem a necessidade de agendar ou realizar a perícia médica federal. 

Essa antecipação do auxílio-doença foi aprovada pelo Congresso Nacional como uma das medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, já que o atendimento nas agências está suspenso temporariamente. 

A Lei nº 13.982 estabeleceu a antecipação de 1 salário mínimo mensal para os requerentes do benefício de auxílio-doença durante o período de 3 meses ou até a realização de perícia pela perícia médica federal, “o que ocorrer primeiro”.

Como pedir o auxílio doença 

Ao entrar no Meu INSS, é necessário selecione a opção “Agendar Perícia”. Quem não tem senha, precisa se cadastrar para fazer o login.

Depois do login é necessário clicar em “agendar perícia” e selecionar a opção “perícia inicial” e depois clique em “selecionar”.

Após vai aparecer uma pergunta “Você possui atestado médico”, selecione “SIM” e clique em continuar. Faça o preenchimento das informações pedidas e clique em “Avançar”.

Na próxima página é necessário inserir os Anexos”, clicar no sinal + para inserir o documento e clique em “Anexar”.

Após isso, basta selecionar o documento (seu atestado médico) que você quer anexar, clicar em “Abrir” e, em seguida, em “Enviar”.

Leia Também: Auxílio de R$600: número de cadastros finalizados impressiona governo

Por fim clique em “Gerar Comprovante” para que você o salve em seu computador ou celular. Em caso de dúvidas, confira o passo a passo disponibilizado pelo próprio INSS.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!