IPTU 2020 DF começa a ser distribuído com datas atualizadas; confira!

Tributações passarão a ser exigidas no Distrito Federal. Nessa quinta-feira (16), a Secretaria de Economia (SEEC) deu início ao envio dos carnês do Imposto sobre a Propriedade Territorial e Urbana (IPTU 2020) e da Taxa de Limpeza Pública (TLP). O serviço está sendo feito pelos Correios e deverá ser entregue nos endereços fornecidos pelos contribuintes.

IPTU 2020 DF começa a ser distribuído com datas atualizadas; confira! (Imagem: Reprodução - Google)
IPTU 2020 DF começa a ser distribuído com datas atualizadas; confira! (Imagem: Reprodução – Google)

Nesse ano, a cobrança poderá ser paga em até quatro parcelas. Quem optar pela primeira e única (cota única), contará com a redução de 5% no valor total do imposto. Para esse caso, o prazo de pagamento será até o dia 18 de maio.

Leia também: IPTU 2020 Palmas: prefeitura comunica nova data de vencimento

No entanto, aqueles que preferirem pagar o imposto de forma tabelada, deverão seguir as datas abaixo. É válido ressaltar que, em caso de atraso, o morador fica sujeito a correção nos valores, que contarão com juros de multa.

Cada carnê deverá ter uma cobrança mínima de pelo menos R$ 20, independendo do tamanho e avaliação econômica do terreno. Se a soma do IPTU e a TLP for inferior a R$ 40, o pagamento deverá ser feito, obrigatoriamente, por meio da parcela única, ainda nesse mês de maio.

Calendário IPTU DF 2020
Calendário IPTU DF 2020

A ordem do cronograma é definida de acordo com o número de inscrição do imóvel. Esse registro pode ser consultado nos boletos anteriores do IPTU DF.

Consulta online

Além das entregas presenciais, o governo liberou também as consultas digitais. Para poder acessar as cobranças na internet, basta acessar o site da Secretaria de Economia ou o aplicativo Economia DF.

Ambas as ferramentas fornecem todos os boletos para impressão, valores referentes a cada parcela, datas finais, taxações de multas e demais informações.

O pagamento, além das demais unidades bancárias, também poderá ser feito no Banco de Brasília (BRB).

Leia também: Empreendedores de Manaus recebem ajuda online da prefeitura

Cálculo dos descontos no IPTU 2020

Quem for incluso no Nota Legal, contará com reajustes na cobrança. Para ter acesso ao benefício, é preciso ter feito a inscrição do programa até o dia 31 de janeiro. Os valores do reajuste variam de acordo com o acumulativo de notas fiscais obtidos pelo cadastrado.

É válido ressaltar que, além do IPTU, as cobranças do TLP também estão sujeitas a publicação na dívida ativa. Para os inadimplentes, o valor das cobranças passará a ficar 10% mais caras, de acordo com a Secretaria de Economia do DF.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.