IPTU 2020 DF começa a ser distribuído com datas atualizadas; confira!

Tributações passarão a ser exigidas no Distrito Federal. Nessa quinta-feira (16), a Secretaria de Economia (SEEC) deu início ao envio dos carnês do Imposto sobre a Propriedade Territorial e Urbana (IPTU 2020) e da Taxa de Limpeza Pública (TLP). O serviço está sendo feito pelos Correios e deverá ser entregue nos endereços fornecidos pelos contribuintes.

IPTU 2020 DF começa a ser distribuído com datas atualizadas; confira! (Imagem: Reprodução - Google)
IPTU 2020 DF começa a ser distribuído com datas atualizadas; confira! (Imagem: Reprodução – Google)

Nesse ano, a cobrança poderá ser paga em até quatro parcelas. Quem optar pela primeira e única (cota única), contará com a redução de 5% no valor total do imposto. Para esse caso, o prazo de pagamento será até o dia 18 de maio.

Leia também: IPTU 2020 Palmas: prefeitura comunica nova data de vencimento

No entanto, aqueles que preferirem pagar o imposto de forma tabelada, deverão seguir as datas abaixo. É válido ressaltar que, em caso de atraso, o morador fica sujeito a correção nos valores, que contarão com juros de multa.

Cada carnê deverá ter uma cobrança mínima de pelo menos R$ 20, independendo do tamanho e avaliação econômica do terreno. Se a soma do IPTU e a TLP for inferior a R$ 40, o pagamento deverá ser feito, obrigatoriamente, por meio da parcela única, ainda nesse mês de maio.

Calendário IPTU DF 2020
Calendário IPTU DF 2020

A ordem do cronograma é definida de acordo com o número de inscrição do imóvel. Esse registro pode ser consultado nos boletos anteriores do IPTU DF.

Consulta online

Além das entregas presenciais, o governo liberou também as consultas digitais. Para poder acessar as cobranças na internet, basta acessar o site da Secretaria de Economia ou o aplicativo Economia DF.

Ambas as ferramentas fornecem todos os boletos para impressão, valores referentes a cada parcela, datas finais, taxações de multas e demais informações.

O pagamento, além das demais unidades bancárias, também poderá ser feito no Banco de Brasília (BRB).

Leia também: Empreendedores de Manaus recebem ajuda online da prefeitura

Cálculo dos descontos no IPTU 2020

Quem for incluso no Nota Legal, contará com reajustes na cobrança. Para ter acesso ao benefício, é preciso ter feito a inscrição do programa até o dia 31 de janeiro. Os valores do reajuste variam de acordo com o acumulativo de notas fiscais obtidos pelo cadastrado.

É válido ressaltar que, além do IPTU, as cobranças do TLP também estão sujeitas a publicação na dívida ativa. Para os inadimplentes, o valor das cobranças passará a ficar 10% mais caras, de acordo com a Secretaria de Economia do DF.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA